Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » Seja sal e luz
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Atualmente temos visto a negligência e degradação da igreja cristã de uma forma geral, pois ela tem deixado as práticas pecaminosas do mundo entrar com suas fantasias nos cultos, como se fossem coisas normais e aceitas por Deus.

Ainda hoje é possível encontrar pessoas que dizem estar vivendo um avivamento, mas elas precisam rever seus conceitos de cristianismo, pois a igreja brasileira nunca esteve em um estado tão grande de apostasia.

Podemos ver na história que todos os avivamentos que ocorreram pela Palavra de Deus, mudou-se a sociedade dá época. e nós que somos a igreja e fazemos parte do corpo de Cristo, muita das vezes nos omitimos do nosso papel de seguidor de Cristo, relativizando a verdade absoluta revelada na Bíblia. E por causa dessa omissão, a igreja tem perdido a sua identidade. Necessitamos ser sal e luz para este mundo, precisamos conservar viva a Palavra de Deus dentro de nosso coração, para que venhamos estar firmes e em constante transformação de vida.

1. O sal e suas características:

O sal era usado para:
  • Tempero de comida (Jó 6.6)
  • Temperar sacrifícios (Lv 2.13; Ez 43.24)
  • Remédio (Ez 16.4)
  • Ratificar alianças (Nm 18.19; 2 Cr 13.5) 
  • Fortalecer recém nascidos (Ez 16.4).
Isso nos traz o ensinamento que a Graça de Deus nos conserva, que é simbolizada em Mateus 5.13 como sal, por isso o Cristão deve estar firme na Palavra, que é a armadura de Deus (Ef 6;10-20). Podemos encontrar hoje alguns cristãos nominais que se acham autossuficientes, e dão um falso testemunho sobre ser um verdadeiro seguidor de Cristo, por causa disso, os que não conhecem o evangelho acham que todos agem da mesma maneira. Obviamente, acham isso por causa de sua incredulidade, pois não conhecerem o que a Bíblia diz sobre o verdadeiro cristão.


O sal também ilustra os santos (Mt 5.13), a Graça de Deus no coração do verdadeiro servo (Mc 9.50) e a sabedoria no falar (Cl 4.6). Quando somos controlados pelo Espírito Santo, logo as atitudes de um cristão serão evidenciadas de forma natural, necessitamos sempre da Graça de Deus para ficar firmes (1 Ts 5.23; Ef 1.4).

Uma igreja que não se baseia na Palavra de Deus e fica em mero discurso religioso, não produz restauração de vidas, e sim o comodismo, por isso ela necessita ser cheia da Graça para que possa restaurar os perdidos. O sal tem diversas utilidades, e não foi à toa que Jesus o usou como exemplo na sua parábola para que venhamos compreender o sentido delas. O sal tem a característica de ser restaurador, assim como a igreja possui esse desempenho. Eliseu por exemplo, usou o sal para purificar a água ruim em água boa (2 Rs 2.21), e assim também deve ser conosco.

A luz e suas características:

Encontramos no Novo Testamento a palavra luz sendo usada de modo literal, para:
(1) Mostrar a natureza de Deus (1 Jo 1.5).
(2) Para a glória da morada de Deus (1 Tm 6.16).
(3) Jesus como a luz que ilumina a todos os homens (Jo 1.4,5,9;3.19;8.12).
(4) Para o evangelho da salvação (2 Tm 1.20).
(5) Para a verdade que deve ser obedecida (1 Jo 1.7; Jo 12.36; Ef 5.8).

Assim como o sal conserva o cristão, precisamos ser luz, isto é, nos separarmos da escuridão, por isso temos de andar em santidade (Pv 15.30; Mt 6.22). A luz também é descrita como o caminho dos justos (Pv 4.18), a glória da igreja de Cristo (Js 60.1-3), deve ser naturalmente evidenciada (Jo 3.21; Ef 5.13) e é a glória futura dos santos (Sl 97.11; Cl 1.12).

A igreja de Cristo tem a luz do evangelho por causa da Palavra de Deus (Sl 119.105,130; 2 Pe 1.19), pelos seus ministros (Mt 1.14; Jo 5.35), e os governantes que são sábios quando a possuem (2 Sm 21.17; 23.4). Os cristãos são chamados de filhos da luz (1 Ts 5.5), e Deus é a fonte dela (2 Co 4.6). E aos que estão na escuridão, é oferecida a luz da esperança (Mt 4.16; 2 Pe 1.19; Jo 1.5), por isso é necessário todo cristão revestir-se da armadura da luz (Rm 13.12).

Somos Imitadores de Cristo

A vida do cristão deve ter como referência a luz que é uma representação do amor de Deus, pois a verdadeira vida consiste em obediência por amor aos mandamentos do nosso Senhor Jesus, que é amar o nosso próximo (1 Jo 2.8-11). A vida do cristão deve ser a prática da verdade (1 Jo 1.6-7) e devemos por obrigação iluminar o mundo que esta nas trevas, pois possuímos a Cristo, que é a luz (Jo 8.12). No contexto metafórico as "trevas são símbolo e condição universal de pecado e morte, e luz é símbolo de expressão de santidade" (ISBE, III, 1891). Todo cristão deve fazer a diferença, pois quando estamos baseados na Palavra do Eterno as trevas são dissipadas, onde Espírito do Senhor está ali há liberdade (2 Co 3.17).

Graça e paz.
Deus abençoe.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários