Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » Saul conversou com o profeta Samuel após sua morte?
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

1. Introdução

A Bíblia é a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus, por isso é sempre importante termos uma boa base teológica que esteja de acordo com o ensino genuíno das Sagradas Escrituras. Este é um princípio essencial para uma interpretação fidedigna dos textos Sagrados, pois a Bíblia em nenhum momento deve se contradizer, e sim se complementar.

Um texto que vem sendo muito mal interpretado por muitas pessoas, se encontra em 1 Samuel 28, onde há uma "suposta" comunicação de Samuel que havia morrido, com Saul. Mas será que o texto bíblico afirma isso? Este texto fundamentaria a prática da mediunidade? Para alguns sim, mas não é isso que é ensinado, pois seria uma contradição da Bíblia Sagrada, e como disse anteriormente, ela nunca se contradiz. Para descobrirmos ao que o texto está se referindo, é necessário avaliarmos o contexto de 1 Samuel 28.11-19, isto é uma regra básica da hermenêutica bíblica, são princípios interpretativos que devem ser preservados para uma interpretação fiel da Palavra de Deus.

2. Erros interpretativos

Para começar a esclarecer este tema, primeiro é necessário corrigir os erros interpretativos, facilitando o entendimento dos que tem dúvidas do assunto. Os que aderem a interpretação de uma suposta prática da mediunidade, erram gravemente, até porque ela sempre foi condenada na Bíblia (Cf. Êx 22.18; Lv 20.27; Dt 18.19-22; Is 47.13). Samuel, um homem santo durante toda a vida, depois de morto, prestar a obedecer a pitonisa, uma mulher abominável, é uma incoerência, e também essa interpretação coloca outros textos Sagrados em contradição, porque após a morte vem o juízo (Hb 9.27). O ser humano só vive uma vez e depois o destino eterno é selado (Lc 16.19-31). Também é impossível que Deus tenha proibido e depois permitido, a prática de feitiçaria e consulta aos mortos, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e será o mesmo eternamente, nEle não há sombra de variação (Cf. Is 8.19-20; Tg 1.17).

Apesar de Saul haver determinado a expulsão e morte de todos os necromantes e adivinhos de Israel, de acordo com a Lei de Moisés (Lv 20.27; Dt 18.10-12; At 16.18; Ap 21.8), contudo ele ainda sabia onde encontrar uma mulher com dotes mediúnicos. A atitude de Saul não foi aprovada por Deus, lembre-se o fim deve justificar os meios, e não ferir os princípios divinos. E ainda que fosse tecnicamente possível a comunicação com os mortos (Cf. Lc 16.27-31), Samuel jamais se permitiria cometer um pecado grave.

3. Quem realmente apareceu a Saul em 1 Samuel 28.14?

Neste versículo é onde se concentra toda a questão, pois se a Bíblia não da base para a prática da mediunidade, o que realmente ocorreu? No texto de 1 Sm 28.14 diz "E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou." Note que no texto esta escrito "...Entendendo Saul que era Samuel..", Saul estava com uma pressa tão grande para buscar uma direção, que não teve se quer o cuidado para avaliar. O resultado desta atitude equivocada de Saul foi devastadora (Cf. 1 Cr 10.13). A mulher supostamente vê o profeta Samuel como diz no versículo 12, mas se tratava de um espirito enganador.

3.1. As falsas profecias do suposto Samuel

As profecias do suposto Samuel não se cumpriram, pois ele diz a Saul que o Senhor entregaria Israel nas mãos dos filisteus, e que os seus filhos estariam com ele, junto com o arraial de Israel (Cf. 1 Sm 28.19). Mas estranhamente a profecia não se cumpre, por isso ela não resiste ao exame das Sagradas Escrituras. Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus, e sim se suicidou (31.4), indo parar nas mãos dos homens de Jabes de Gileade (Cf. 31.11-13). E também não morreram todos os seus filhos "..tu e teus filhos estareis" (v. 19), como diz a suposta profecia. Três ficaram vivos, Is-Bosete (2 Sm 2.8-10), Amorim e Mefibosete (2 Sm 21.8). Apenas três morreram (Cf. 1 Sm 31.6; 1 Cr 10.2-6). Se realmente fossem palavras do profeta Samuel, deveriam ter se cumprido, pois diz as Sagradas Escrituras que suas palavras jamais falhariam (1 Sm 3.19).

Então quem era realmente que estava por traz de toda essa história? Certamente não era Samuel e muito menos um anjo da parte de Deus, pois o suporto Samuel estava mentindo para Saul. O texto chave para a interpretação desta passagem se encontra no versículo 13 que diz, "..vejo deuses que sobem da terra..", a questão central é descobrir quem eram esses deuses. Certamente eram demônios se passando por espíritos de luz ou adivinhadores (Cf. 2 Co 11.13,14; Mc 5.9; Lc 8.30), o diabo é o pai da mentira, nele não há verdade alguma, ele pode transfigurar-se em anjo de luz, afim de conduzir pessoas ao engano (16.23; Jo 8.44; 2 Co 11.13-14). Note o quanto essa suposta tentativa de falar com Samuel, vem recheada de mentiras, e nada aconteceu, como previsto.

4. Porque Saul sabendo da Lei mosaica foi consultar uma medium?

Lendo o contexto, é possível entender que o rei Saul estava desesperado em Deus não lhe responder, repare que ele tenta de todas as formas de buscar uma resposta de Deus, e mesmo assim ele não é respondido. Uma das causas dele ter pedido a Deus uma resposta e não ter recebido, foi por causa da sua condição pecaminosa (1 Sm 28.6). Saul também já não estava no caminho do Senhor (1 Sm 15.23), e mesmo sabendo que Deus o havia abandonado, insistiu em tentar buscar uma resposta.

Deus respondia de três maneiras:
  • Através de Sonhos, isto é, revelação pessoal (Cf. Jó 33.15-17)
  • Urim e Tumim, revelação sacerdotal (Cf. Êx 28.30; Jz 1.1; 20.18, 28; 1 Sm 23.9-11; 30.7-8).

    O Urim e Tumim, eram usados pelos sacerdotes para receberem mensagens divinas, e guardados no peitoral. A menção ao éfode em conexão com oráculos simples (Cf. 1 Sm 23.6,9-12) sugere que, em todas as ocasiões, estes objetos podem ter sido associados ao éfode do sacerdote. Ninguém sabe como era o Urim e Tumim, nem como funcionavam, mas parece que eles forneciam respostas como "sim" e "não". Ás vezes, não era fornecida nenhuma resposta. Isto poderia explicar a incapacidade do rei Saul em obter uma decisão do próprio Deus, em duas diferentes ocasiões (1 Sm 14.36,37; 28.6).
  • Através dos profetas, revelação inspirativa (Hb 1)
5. Conclusão

A desobediência sempre traz o juízo de Deus, a consulta aos mortos por meio da mediunidade, e a arte adivinhatória é estritamente proibida (Cf. Lv 19.31; 1 Cr 10.13-14; 1 Sm 18.9-15; Lv 20.27; Ap 21.8), qualquer tentativa de estabelecer contato com eles é desobedecer as ordens divinas. Saul no desespero por Deus não lhe responder, tentou "forçar a barra" para tentar conseguir uma orientação divina, mas cometeu este grave pecado. Então o espiritismo a luz das Sagradas Escrituras é condenado pelas seguintes razões:
  • A mediunidade é absolutamente proibida pela Bíblia (Cf. Lv 19.31; 1 Cr 10.13-14; Is 8.19-20)
  • Os espíritos dos mortos em Cristo estão com Ele no céu e não voltam a terra (2 Sm 12.23; 2 Co 5.6-8; Fp 1.21-23).
  • Os espíritos dos mortos não voltam a terra, lendo atentamente Lucas 16.19-31 entendemos que homem rico queria, enviar a Lazaro para avisar seus irmãos sobre a existência do inferno, mas seus irmãos tinham os escritos de Moisés e dos profetas. O rico não pediu para Abraão enviar outra pessoa que estivesse próximo de seus parentes, mas solicitou que alguém fosse ressuscitado (Cf, v. 31). 
O caso de Saul, também serve para nos alertar sobre o perigo de se guiar pelas profecias sem antes julgarmos se são verdadeiras, por isso a importância de submeter todas elas a luz das Sagradas Escrituras. Saul já estava em um caminho tortuoso, e em desobediência, procurou tentar obter resposta do Senhor de todas as formas, só que de nada adianta procurarmos respostas de Deus se não obedecemos o que é ordenado na Palavra de Deus. Procuremos ser guiados através das Sagradas Escrituras, pois é ela é quem nos guia e fortalece.

O declínio e queda do rei Saul (31.6)
Um sacrifício presunçoso (13. 7-14)
Uma maldição insensata (14.24-28)
Ter poupado a vida de Agague e rebanhos (15.7-9)
Ter perdido comunhão com Deus (28.16-17)
Consulta a uma médium (28.7-8)
Dá cabo da própria vida (31.4)

Causas Resultados
A perda do reino é predita (13.14)
A maldição cai sobre Jônatas (14.43-45)
A perda do reino (15.27-28)
Não obtém resposta à oração (28.6)
A ruína é predita (28.19)
O fim da dinastia (31.4-6)

Bíblias Utilizadas:

Bíblia King James Atualizada (KJA)
Bíblia Palavra Chave, CPAD
Bíblia Apologética com os Apócrifos
Bíblia de Genebra

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários