Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » Priorize a vontade de Deus
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

O que você tem como prioridade em sua vida? Devido a modernidade muitos acabaram esquecendo que Deus deve estar em primeiro lugar em nossa vida, e devemos entender que isso não é uma questão de religiosidade, mas de princípios espirituais.

Tive essa reflexão ao ler o texto de João 4, quando Jesus estava conversando com a mulher samaritana, que para os judeus era proibido. O interessante do texto é que Jesus não prioriza a tradição religiosa da época, e nunca foi do politicamente correto. A mulher samaritana foi tirar água do poço na hora sexta, por volta de meio dia, no momento que faz mais calor. E o fato dela ter ido sozinha ao poço tirar água, indica que ela tivesse uma má reputação entre o povo samaritano de Sicar, normalmente as mulheres iam tirar água acompanhadas, evitando-se a hora sexta, devido ao forte calor.


Os rabinos da época faziam sérias advertências contra conversas longas com mulheres, e deviam ser evitados principalmente com as samaritanas, que segundo eles, eram impuras desde o berço. Outros relatos antigos contam que até mesmo pedir água a uma mulher poderia ser considerado como flerte - principalmente se ela estivesse só em um momento em que deveria estar acompanhada. Jesus aqui viola todas as regras da devoção judaica. Ademais, tanto Isaque (por meio de seu representante Gn 24.17) quanto Jacó (Gn 29.10) e Moisés (Êx 2.16-21) conheceram suas esposas junto a poços. Este precedente, sem dúvida, geraria o tipo de ambiguidade potencial que os religiosos desejariam evitar.[1] 

Mas Jesus não se limitou a religiosidade da época, quebrando as tradições religiosas que traziam divisões, conversou com uma mulher samaritana. Esta, por ir sozinha no poço tirar água na hora mais improvável, indica que ela fosse desprezada pelas outras mulheres, provavelmente devido ao seu histórico matrimonial. Pois Jesus a esclarece que ela havia se casado cinco vezes (Jo 4.18), e por ter enviuvado repetidas vezes, a julgaram por acharem que havia algo de errado com ela (Cf. Gn 38.11). Agora ela vivia com outro de forma irregular, provavelmente devido algum impedimento legal, por essa razão ela responde "Não tenho marido".

Veja que após a conversa da mulher samaritana com Jesus, a sua vida muda, e assim deve ser conosco, se tivermos um encontro real com ele, devemos frutificar para a gloria de Deus. Note que ao terminar deixou o seu cântaro (v. 28) e foi para a cidade testemunhar as pessoas o que Cristo havia falado com ela (v. 29), isso sugere que ela deixou seu modo antigo de vida. Quando priorizamos o reino de Deus, devemos evidenciar justamente isso, veja o exemplo que Jesus nos deixou no versículo 34:

Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra

João 4:34

Muita das vezes deixamos as nossas preocupações tomarem conta de nossa mente, e por isso todo nosso ser deve estar voltado a Aquele que nos criou. A humanidade perdeu esse relacionamento devido a queda de Adão, mas por meio de Jesus Cristo temos paz com Deus, e somente por Ele temos acesso ao Pai (Cf. Rm 5.1, 14; 1 Jo 2.2).

Por ocasião do testemunho da mulher, os samaritanos foram ver se Jesus realmente era o Messias. Isso ocorreu porque os samaritanos rejeitavam os profetas posteriores a Moisés, e criam que somente depois deste o único verdadeiro seria o restaurador. Eles aguardavam não um profeta qualquer, mais o maior de todos, que seria semelhante a Moisés (Dt 18.15-18).[2] E o texto bíblico relata que eles creram não por causa do testemunho da mulher samaritana, mas porque eles ouviram o próprio Cristo, e assim devemos ser, nada é sobre nós, é tudo por causa da dEle. 

Que tenhamos mais zelo pela Palavra de Deus, pois em certos momentos da nossa vida infelizmente caímos no comodismo, porém Deus por ser nosso Pai sabe como nos exortar e nos corrigir, Ele faz isso porque nos ama e não porque é carrasco. 

Deus abençoe.
Graça e paz.

Referências Bibliográficas:
[1] Comentário Histórico-Cultural da Bíblia, Craig S. Keener, 2017, 1ª Edição, Pág. 306, Editora Vida Nova.
[2] Ibid. Pág. 307.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários