Muitas pessoas hoje, querem servir a Deus por medo de ir ao inferno, e acham que estar na igreja é sinônimo de salvação. Este ponto me incomodou muito na semana em que ministrei a aula na escola bíblica dominical.
Muitos hoje querem servir a Deus por medo da condenação eterna, e não porque de fato amam a Deus, coisa que é essencial para todo o que crê em Jesus Cristo (Rm 8.28). Se servimos a Deus por medo de ir ao inferno, não há uma entrega por amor a Palavra, é como se estivesse dizendo: "Deus, quero te servir não porque eu te amo, mas porque não quero ir ao inferno", e isso é uma afronta a soberania de Deus.
Servir a Deus por medo de ir ao inferno é perca de tempo, pois devemos servi-lo por amor. Aquele que serve porque ama a Deus é chamado (Rm 8.28), e só podemos ama-lO porque Ele nos amou primeiro (1 Jo 4.19). Cristo nos justificou afim de nos resgatar do pecado, para que fosse possível aos que creem ter comunhão e paz com Deus (Rm 5.1).
Para isso foi necessário riscar a dívida que nos condenava, quando Cristo morreu na cruz (Cl 2.14), sendo o Filho de Deus nosso propiciatório (1 Jo 2.2), Deus derramou Sua santa ira sobre seu Filho para nos perdoar.
Cristo é nosso maior exemplo, ele demonstrou amando a todos, mudando todo o cenário político-religioso da época, e a mesma coisa deve ser conosco. Devemos demonstrar nosso amor a Deus amando o nosso próximo, somente desta maneira seremos reconhecidos como verdadeiros discípulos de Jesus (Jo 13.35).
Por isso precisamos da Graça do Senhor e do conhecimento de Sua Palavra em nossa vida (2 Pe 3.18), pois nossas obras não são capazes de nos justificar (Is 64.6). Somente Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Salvos mediante a fé e não pelas obras (Rm 5.1), as boas obras são apenas consequências do fruto do Espírito em nossa vida (Ef 2.8-10).
Graça e paz.
Deus abençoe.
Olá moço, eu já sofrir várias vezes com medo do inferno, eu não sei se o que tenho é a ação do Espírito Santo, ou qualquer outra coisa, mas a muito tempo, eu venho tendo crises, tem dias que estou super alegre pela salvação, depois disso, volto a ler a Bíblia, a orar, só que muitas vezes, quando quero confessar um pecado, é uma confição vazia, vou pedir perdão a Deus, e ... Não tenho tristeza pelo que eu fiz, começo a dúvida de minha salvação, tem vezes que caio no mesmo erro sem perceber, e eu fico sofrendo agoniado por acha, por não ter certeza da minha salvação, isso me leva a entra em agonia, penso que posso morre e ir para o inferno, por isso que vim aqui, queria pedir ajuda, tenho orado a Deus implorando por misericórdia, e é só o que dá pra fazer, depois que estudei calvinismo, me espantei pois, na maior parte do tempo até agora, não sei se me convertir de verdade, tenho dúvidas se a fé que eu tenho é verdadeira, tenho me preocupado pq a minha consciência me acusa muitas vez, as vezes, quando vou tenta me arrepender, além de ser vazio, com um tempo depois começo a ver uma multidão de pecados em minha mente, quando tendo ir até Cristo, o peso some, e de novo fico vazio. Eu luto contra o pecado, mas tenho duvidado da minha motivação agora, se era por Cristo, ou por medo do inferno, ou da consciência acusadora. Tento olha para Cristo, mas tenho dúvidas se ele morreu por mim, já que a expiação é limitada, não que se ela fosse ilimitada fosse melhor, o Sangue de Cristo não seria tão precioso pra mim, já que como os arminianos gostam de fizer "mantenha-se salvo", isso me dá nos nervos, o foco acaba sendo no que podemos fazer, e não no que Cristo fez, contudo, qualquer um pode entender e aceita as doutrinas da graça, mas nem por isso quer dizer que vai entra no céu, e tenho ficado apavorado com isso, se Deus me elegeu ou não. Não consigo confia em Cristo, e nem consigo me entristece se quer pelos meus pecados, todo tempo, depois de um tempo, em que eu acreditava ser salvo de verdade, vem um tempo depois, e começo a suspeita, daí penso que eu era um hipócrita. Peço de mais a Deus para não ser um hipócrita, mas a cada dia que passa, só me vem mais dúvidas, e não consigo ter paz.
ResponderExcluirOi, amigo(a), sei pelo que passa, pois seu comentário me resumiu muito. Eu vou te dar umas dicas, umas idéias, o bom é você sempre se aprofundar nesses temas, assim como eu nesse momento (28/set/21) estou em processo também, procurando mais informações, estudando elas, lendo a Bíblia, para ver o que ela fala sobre cada coisa, assistindo aos vídeos do pastor Antônio Júnior (não influenciando ou pedindo para assistir, mas SE QUISER, SÉRIO). Outra coisa, é fato que Deus odeia pecados e Ele te ama, então pensa assim "Vale apena mesmo, fazer esta besteira, não lutar pra não cair neste erro e magoar o Ser que tem bastante consideração por mim?" ou busque outro exemplo que desejar, semelhante à esse, de sua escolha, etc. Não sei se ajudei vc, mas essas são minhas dicas. Obrigado se leu tudo. Que Deus tire de você, não só essas dúvidas, como também lhe guie para um bom caminho, amém! Fique bem. Bom-dia, boa tarde ou boa noite.
ExcluirNão tem igreja reformada aqui perto, tem a CCB, mas esculto muito mal dela.
ResponderExcluirSe puder me ajudar agradeço.
ResponderExcluir