Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » Por que escrevemos Jesus Cristo?
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Sander de Cristo 


Jesus de Nazaré: O Cristós (Χριστός) = Ungido de Deus


O nome Jesus é uma transliteração do grego para o latim e por fim o português. Neste caso, Yeshua que significa Salvador, o idioma grego não existe o fonema “sh”. Este método adotou o fonema “s” modificado a grafia para “Yesua”. O sufixo “a” no grego é feminino e o masculino é “ous”. A sua definição então fica como “Yesous”. Aqui temos uma transliteração do hebraico para o grego. 



No latim o sufixo é “us” e não “ous”, mudando para expressão “Yesou”. Aqui temos a transliteração do Grego para o latim. Em algumas línguas Latinas a pronúncia da semivogal “Y” é feita no som da letra “J”. Por exemplo, (“Yo” se diz Jô). 


Devido a alteração fonética mudou-se também a grafia “Iēsus” passou a ser “Jesus”. Quem lembra da placa sobre a cabeça de Cristo escrita INRI (acrônimo de Iēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum = Jesus Nazareno o Rei dos Judeus. Jesus é a transliteração do Latim para o português e demais línguas. 


Independentemente de que a língua seja o Hebraico, Aramaico, Grego ou Latim, o nome de Jesus Cristo terá a mesma eficácia salvífica, referência de obra e testemunho glorioso. Os incautos e tolinhos adeptos do G12 e suas ramificações, estão descobrindo o "Brasil" dizendo que Jesus não é o nome de YESHUA, mas infelizmente não levam em consideração que os escritos do Novo Testamento estão em grego e não em hebraico ou aramaico, impedindo que exista qualquer modificação textual, pois quebraria a sua originalidade. 


Pronunciar o nome de Jesus em hebraico seria o mesmo que anunciar o evangelho em língua desconhecida para quem só entende o português, e assim, promover obscuridades e dificuldades ou invés da transparência da verdade que há em Jesus Cristo. Caso seja insuficiente o que fora supracitado, escolha um destes nomes e chegarás a Vida, pois ambos estão profeticamente correlacionados a Cristo e ao seu Ministério: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, Leão de Judá, Cordeiro de Deus, Advogado, Juiz, Pão da Vida, Videira, Mensageiro da Nova Aliança, Renovo, Redentor, Salvador, Purificador, Filho de Deus.

Revisão: Flávio G. Souza

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários