Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » O que significa a expressão a letra mata, mas o Espírito vivifica?
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Com o crescimento do misticismo nas nossas igrejas, um pensamento antigo tomou conta dos crentes modernos. Descartam o estudo da teologia, pois segundo eles, Deus "revela tudo" sem a necessidade de estudar, é aquele velho jargão, "a letra mata, mas o espírito vivifica".

Baseados erroneamente no texto de 2 Coríntios 3.6, que diz:

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o Espírito vivifica.

Por causa desse equívoco doutrinário, as pessoas acabam criando uma falsa ideia do que a Bíblia diz sobre o estudo, mas não podemos deixar de conhecer mais a Deus, como diz em Oséias 6.3. Graça e conhecimento andam em conjunto, portanto, é o ponto equilíbrio de todo cristão salvo em Jesus Cristo. Pois, é pelo conhecimento da Palavra que somos vacinados contra os falsos ensinos (2 Jo 1.9; 1 Co 4.6).

A letra que Paulo está se referindo, não é ao estudo, pois, ele era doutor na Lei, fariseu (At 23.6), tinha profundo conhecimento sobre a cultura grega e do rabinismo judaico (Cf. At 22.3; Gl 1.14), e estudou sob a tutela de Gamaliel (At 22.3). Como então faria apologia contra o estudo, se tinha um ótimo "Curriculum Vitae"? Paulo, na verdade mostrou que a Antiga Aliança, regida pelos escritos de Moisés é inferior, revelando a superioridade do Novo Pacto, que é regido pela ação do Espírito Santo no homem.

Não há em nenhum momento, uma apologia contra o estudo da teologia nas cartas de Paulo, como disse anteriormente, ele tinha conhecimento sobre a cultura grega e do rabinismo judaico (Cf. At 22.3; Gl 1.14), estudou sob a tutela de Gamaliel (At 22.3) e foi um dos doutores da igreja (Cf. At 13.1). Usar este texto para negar o estudo teológico, conhecendo a formação do Apóstolo Paulo é um suicídio intelectual.

O texto na verdade está fazendo referência a superioridade da Nova Aliança sobre a Antiga (Hb 8.13), pois a morte causada pela letra (Lei), é referente a morte espiritual, fazendo uma alusão ao código escrito da lei mosaica. Isso significa que a Lei mata, exigindo-se uma obediência irrestrita e perfeita. Somente Jesus conseguiu cumpri-la com perfeição. A Lei foi um período de disciplina, que serviu de aio. Cristo sendo o verdadeiro mestre, nos toma pela mão e mostra o caminho de Deus em tempos de Graça.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários