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Por Flávio G. Souza

A palavra parábola vem do grego, paraballo que significa "lançar ou colocar ao lado de". Assim parábola é algo que se coloca ao lado de outra coisa para efeito de comparação.[1] Jesus utilizava as parábolas usando figuras do contexto sociocultural, para revelar verdades sobre o Reino de Deus. Não podemos confundir parábolas com fábulas, pois são coisas totalmente antagônicas, fabulas são mitos, parábolas trazem verdades morais.

O DICIONÁRIO STRONG TRADUZ A PALAVRA "PARÁBOLA" DA SEGUINTE MANEIRA:

(παραβολη) Parabole

De G3846; TDNT - 5:744,773; n f
1) Ato de colocar algo ao lado de outro, justaposição, como de navios em batalha
2) Metáf.
2a) Comparação de algo com outro, semelhança, similitude
2b) Um exemplo pelo qual uma doutrina ou preceito é ilustrado
2c) Uma narrativa, fictícia, mas apropriada às leis e usos da vida humana, pela qual os deveres dos homens ou as coisas de Deus, particularmente a natureza e história do reino de Deus são figurativamente retratados
2d) Parábola: estória terrena com o sentido celeste
3) Dito expressivo e instrutivo, envolvendo alguma semelhança ou comparação e tendo força preceptiva ou repreensiva
3a) Aforismo, máxima
4) Provérbio
5)  Ato pelo qual alguém expõe a si mesmo ou suas posses ao perigo, aventura, risco.

As Parábolas são caracterizadas por histórias curtas e as vezes baseadas em fatos, com o fim de ensinar sabedoria, de moral ou religião. As parábolas também eram usadas no Antigo Testamento, encontramos elas em 2 Sm 12.1-4;14.6-7;  Is 5.1-7; Ez 19.9. [2]


PROPÓSITOS DAS PARÁBOLAS:

A Bíblia aponta que as parábolas tinham duas finalidades, elas tinham o propósito de revelar a verdade aos cristãos (Mt 13.10-12; Mc 4.11) e na eficacia das Escrituras para enfrentar os crentes com o erro de suas vidas [3] 

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 

Hebreus 4.12

A Palavra de Deus, ao mesmo tempo que confronta quem vive na prática do pecado, também mostra que não somos perfeitos, ela deve ser usada para que venhamos a nos corrigir.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

2 Timóteo 3.16,17

Bibliografia:
[1] Virkler, Henry, Hermenêutica Avançada, princípios e processos de interpretação bíblica/ Henry Virkler; tradução de Luis caruso. Pág. 125 - São Paulo, Editora Vida, 2007.
[2] Kaschel, Werner, Dicionário da Bíblia de Almeida / Werner Kaschel, Rudi Zimmer ; Ilustrações Horace Knowles ; adições  e emendas Louise Bass. -- 2º Ed. m-- Barueri, SP : Sociedade Bíblica do Brasil, 2005.
[3] Virkler, Henry, Hermenêutica Avançada, princípios e processos de interpretação bíblica/ Henry Virkler; tradução de Luis caruso. Pág. 126 - São Paulo, Editora Vida, 2007.

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