Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » Não viva de aparência
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza


Se tornou comum as pessoas que se dizem cristãs, viverem de duas faces, sendo uma pessoa na igreja e outra em casa. Com isso, cresceu-se muito a disputa de quem canta melhor, prega melhor e sem contar as fofocas mentirosas sobre a vida de outras pessoas em uma tentativa de esconder suas falhas.

A igreja quando começou enfrentou um problema semelhante, este é o caso de Ananias e Safira (Cf. At 5.1-11). A igreja mal tinha iniciado e já encontramos casos de pessoas tentando ostentar uma vida de santidade, mas por dentro é outra. Jesus da mesma forma confrontou os Escribas e Fariseus que tinham o mesmo comportamento, chamando-os de sepulcros caiados devido a sua falsa religiosidade (Mt 23.27).

O caso de Ananias e Safira, o perigo do exibicionismo (Atos 5) 

Ananias e Safira não eram obrigados a vender a sua propriedade (v. 4), era apenas um programa voluntário. Eles poderiam permanecer com a terra e fazer o que bem entendiam. Além do fingimento de venderem o campo por um determinado valor, eles mentiram ao Espírito Santo (5.3). Com essa atitude estavam zombando de Deus (Gl 6.7), pois agiram com falta de sinceridade. Mas ninguém pode enganar o Senhor, pois Ele sonda e conhece o desejo de nosso coração.

Ananias além de mentir, tentou falsificar o Espírito Santo, buscando representar sua fraudulenta ação como divinamente inspirada. Assim, procurou que o Espírito Santo participasse de sua de seu horrendo crime. [1] Seu pecado foi dar parte, dizendo que estava dando tudo. Seu pecado foi mentir ao Espírito e enganar a igreja. Por trás da hipocrisia de Ananias estava a atividade sutil de Satanás. O perverso inimigo que já havia atacado a igreja através da perseguição, agora a ataca sedutoramente por meio da corrupção.[2]

No momento da oferta após ser interrogado sobre sua tentativa de fraude, Pedro pergunta a Ananias sobre a sua tentativa de enganá-lo. Não sabemos como o Apóstolo Pedro descobriu a tentativa, mas tudo indica que foi por revelação divina. Pedro o acusou de não ter enganado a ele, mas por tentar enganar o Espírito Santo, o que faz o Espírito Santo também ser Deus (Cf. At 5.4).

Este grave pecado de tentar enganar Deus, passando por uma imagem e vivendo outra, é terrivelmente condenado pelas Sagradas Escrituras. Essa foi a tentativa de Satanás ao corromper o povo de Deus, causando um falso testemunho devido a sua deslealdade (Cf. Lv 10.1-2; Nm 16.23-35; Js 7.19-25; 2Sm 6 1-7).


Deus condena a hipocrisia

Depois de tentar viver passando uma imagem de piedade, Deus executou o seu juízo sobre o casal, pois o pecado escondido torna-se revelado, e o pecado revelado torna-se julgado. A hipocrisia desmascarada é condenada. O pecado, embora oculto, produz derrota e gera morte. Tivesse Satanás logrado êxito e se infiltrado na igreja com o fermento da hipocrisia de Ananias, o vigor do cristianismo estaria abalado.[3] Este relato nos serve de exemplo para sabermos como são severos os juízos de Deus. Jesus também nos mostrou o final trágico da hipocrisia quando condenou a figueira cheia de folhas, mas sem frutos. Por isso que o fim da hipocrisia é a morte. 

Apesar de Deus certamente não ser responsável pelos pecados dessas pessoas, ele usa esses julgamentos como um modo de advertir a seu povo, inclusive a nós (l C o 10.11,12). Ananias e Safira fizeram um pacto de mentira, pois entraram em comum acordo não só para mentir ao Espírito Santo (At 5.3), mas também para por em tentação o Espírito de Deus (At 5.9). O pecado deles foi planejado, e agiram de forma deliberada e hipócrita. Houve uma aliança para o mal, por isso, a mesma pena que foi aplicada em Ananias veio a ser aplicada em Safira. Por ocasião deste acontecimento, produziu-se um horror e tremor entre os cristãos da igreja primitiva, revelando assim a seriedade de Deus nos seus juízos contra o pecado na igreja, causando dessa forma uma influência purificadora no povo de Deus.

E hoje vemos muitos nas igrejas anunciando um evangelho falso que mata as pessoas e as aprisiona no engano, isso também é falta de temor e irreverência, mas no tempo e na hora certa Deus vai executar seu juízo. Tolo é quem pensa que Deus não esta vendo esse comportamento.

Pense nisso.

Graça e paz.
Deus abençoe.

Bibliografia: 
[1] Lopes, Hernandes Dias, Atos: a ação do Espírito Santo na vida da igreja / Hernandes Dias Lopes. — São Paulo: Hagnos, 2012. Pág. 117
[2] Ibid.
[3] Ibid. 118.

Bíblias Utilizadas: 
Bíblia King James Atualizada.
Bíblia de Genebra.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga