Em Lucas 18.9-14, Jesus conta uma parábola que nos ajuda a entender o que é cristianismo. O mestre utiliza-se da figura do fariseu e de um publicano.
Fariseu significa "separado" e provavelmente vem do hebraico "parush", a sua principal característica era a sua dedicação a conhecer e interpretar a Lei. Os publicanos eram cobradores de impostos que muitas das vezes cobravam mais do que o devido, e eram rejeitados pelo povo por causa do ofício que exerciam.
Nessa passagem Jesus nos ensina que não é pela obediência a regras legalistas que alcançaremos a justificação, mas se nos humilhamos e reconhecemos que somos pecadores dependentes da Graça de Deus, pois é pela Graça que somos salvos (Ef 2.8). Quem procura se justificar mediante as obras, para Deus elas são como trapos de imundícia (Is 64.6), reconheçamos que tudo é pela Graça de Deus.
Quem tenta se justificar pela sua própria justiça já está condenado, pois agimos com falsidade, mentira e desprezamos a justiça de Deus (Rm 3.20). Somente Deus pode justificar um homem pecador, culpado e já condenado (Rm 1.17; 5.2).
Graça e paz
Deus abençoe
Nenhum comentário