Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » A promoção do engano em nome de Deus
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Ultimamente temos visto no Brasil, nas grandes capitais uma expansão de diversas denominações protestantes, que muito provavelmente, tem uma a cada esquina, tudo isso deveria ser motivo de alegria, mas infelizmente é de dar tristeza.

Temos muitas igrejas, mas cadê a unidade entre as pessoas que dizem crer na mensagem anunciada por Jesus Cristo? Ser cristão no Brasil virou mais uma modinha, para muitos, é um passatempo, pois nunca tiveram um encontro real com Jesus Cristo. Algumas igrejas que possuem catedrais enormes, e geralmente tem canal em rede de televisão, poderiam estar fazendo uma contribuição gigantesca ao evangelho ensinando a verdade, mas porque não pregam a Palavra de Deus? 

Diariamente quando confronto determinadas doutrinas de certas “igrejas”, recebo diversos comentários de haters, e sempre argumentam que determinado “pastor” ao menos está pregando a Jesus Cristo, mas fica a pergunta, que Cristo essa gente serve e prega? Não consigo entender essa gente que diz professar a fé em Jesus, mas vive defendendo heresias diabólicas, que só vem para destruir a unidade da igreja. Quando vejo os crentes defenderem heresias absurdas, que não tem fundamento nas Sagradas Escrituras, sei pela Palavra de Deus que não são cristãos genuínos, pois estão sendo convenientes com a mentira de suas denominações, veja o que escreveu o Apóstolo Paulo:

Porque importa que até haja entre vós heresias, para que os que 
são sinceros se manifestem entre vós.

1 Coríntios 11.19

A heresia em outras traduções, também é chamada de: facção, divisões, partidos, e no texto grego αιρεσις hairesis, que significa um grupo de pessoas escolhendo seus próprios princípios, contrariando a verdade. O Apóstolo Pedro disse que entre os cristãos haverá falsos mestres, ensinando disfarçadamente heresias, chegando ao ponto de negar o Senhor que os resgatou. Quem abraça esses ensinos, atrai para si mesmo a repentina destruição (2 Pe 2.1).

Em tempos da epidemia de dengue, muitos palhaços realizaram “cultos” de proteção divina contra o mosquito Aedes Aegypti, e em tempos da pandemia do COVID-19, tinha um louco vendendo feijão milagreiro por mil reais, até onde a ganância desta gente vai parar? Para atrair o público ao engano só basta usar de estratégias pragmáticas do tipo: “Pare de sofrer”, consagração da Água do rio Jordão, inventam a baboseira do culto dos revoltados e tantas outras coisas sem pé e cabeça. 

Qualquer crente que conheça 1% de Bíblia, estranha esse tipo de mensagem. Mas como esse tipo de mensagem ganha espaço? A resposta mais simples que responde a esse questionamento é, a mensagem massageia o ego, satisfaz as bajulações e ambições financeiras dos ouvintes. Os que se contrapõem a esses ensinos duvidosos, são calados pela maioria seguidora dessas mensagens, ou é tratada como soberba e desobediente. 

Os líderes dessas falsas igrejas, ao invés de usar a Bíblia para dar vida, trazem a morte e escravidão. Jesus, o logos encarnado, por meio dEle estamos livres de todo engano, é Ele que nos dá a vida. A Bíblia que dá vida, vem sendo usada para trazer morte e escravidão por meio de ensinos diabólicos e ainda vejo uns neófitos, que nunca passaram por um seminário pregando cada baboseira, na desculpa do “A letra mata, o importante é ter unção”, aonde vamos parar se não calarmos essa gente? É nosso dever colocar um freio e derrubar esses ensinamentos diabólicos!

1. O ENGANO SÓ ATRAI OS REBELDES DE CORAÇÃO

Muitos confundem mega templos neopentecostais cheios, com poder de Deus, porém número não representa nada, o pragmatismo moderno tenta passar essa ideia ao público. Não se engane, até satanás tem suas igrejas “protestantes”, as sinagogas de satã são repletas de ensinos heréticos, pregar a verdade nestes lugares não é lucrativo, pois confrontar o pecado dá prejuízo.

Em 2018, recebi uma mensagem de um jovem pastor de uma grande denominação neopentecostal, acredite, ele pregava as heresias na cegueira, mas através do Youtube, acompanhando alguns canais sérios, foi liberto pela verdade do evangelho. Temos um potencial enorme em nossos smartphones, só não sabemos utilizar essa grande ferramenta, que se bem aplicada, é uma grande forma de pregar o evangelho.

O mais vergonhoso hoje, é termos igrejas com canais na televisão aberta, portadoras de um potencial enorme para propagar o evangelho, alimentando o público com o veneno das heresias presente na teologia da prosperidade. Este evangelho falso, instiga as pessoas a se sentirem superiores e claro, sempre o clichê: “sacrifique sua oferta”, aquela petição de dinheiro exagerada. Ensinam a barganhar com Deus, tratam o Senhor como um serviçal que realiza nossos sonhos, quando assim “determinamos”.


Se através do Youtube e podcast, cristãos sérios tem conseguido libertar as pessoas do engano, imagina o impacto que causaria se isso fosse pregado na televisão? No exemplo do jovem pastor, ele não tinha acesso ao conhecimento teológico de forma ampla. Os sinceros de coração que permanecem no neopentecostalismo, só ficam porque não há uma instrução na doutrina, mas quando possuem conhecimento e querem servir a Deus conforme diz a Palavra, o Espírito Santo os guiará segundo a vontade do Todo-Poderoso. A falta de instrução é a principal ferramenta do diabo para corromper as igrejas de dentro para fora, introduzindo falsas doutrinas e heresias, e ganhando ampla aceitação, é a causa de queda dos que dizem seguir a Cristo.

2. DEUS ENTREGA OS REBELDES A SEUS PRÓPRIOS DESEJOS

Apesar de termos diversos livros e gente séria que se preocupa em pregar a verdade, o fator cultural do brasileiro torna ele mais vulnerável de ser enganado por ensinos que não condizem com as Sagradas Escrituras. Como bem disse o filósofo Olavo de Carvalho, “No Brasil é preciso explicar, desenhar, depois explicar o desenho e desenhar a explicação”, muitos ainda vendo o erro doutrinário, tem neófito defendendo esses lobos. Quem se ilude com esse falso evangelho e ainda defende o engano com unhas e dentes, demonstra que não está interessado em conhecer a verdade presente na Palavra de Deus.

Seitas pseudo-cristãs, sempre vão se denominar como igreja evangélica para justificar as suas bizarrices. Essas denominações evangélicas criaram o culto dos revoltados, rosa ungida e ainda tem louco criando o culto dos empresários, aonde vamos parar? O culto é para glorificar a Deus ou o homem? 

Os cultos que deveriam ser para Deus, estão se voltando para agradar o ego inflado de gente cheia de si, quem dá a maior oferta na fogueira santa fica mais rico, deixa de ser empregado para ser patrão e outras diversas aberrações. Vamos ler a Bíblia e deixar de sermos omissos, essa gente deve ser expulsa de nosso meio e não serem tratadas como irmãos na fé! 

3. CARIDADE NÃO É SINÔNIMO DE EVANGELISMO

Igrejas, adeptas da teologia da prosperidade, pregam heresias absurdas manipulando as Escrituras, e em uma tentativa de “maquiar” seus erros doutrinários, investem pesado no marketing, exaltando obras de ação social. O que vejo de pessoas defendendo instituições eclesiásticas por causa de uma ação aqui e outra ali, não tem como contar, ajudar alguém com uma cesta básica não representa nada, você só está sendo solidário e não exercendo seu papel como crente em Jesus.

A Bíblia nunca exaltou a ação social como algo acima de pregar a verdade, Jesus tinha muitos seguidores enquanto estava dando o pão e operando milagres, mas foi só ser duro em sua mensagem, os diziam ser discípulos foram os primeiros a abandonar o Mestre (Leia o contexto de João 6.60). Jesus não está interessado em agradar a todos, a geração palavras machucam é resistente a verdade. Quem quer seguir a Cristo deve andar na verdade, por isso é necessário negar o nosso eu a todo instante.

Ajudar o necessitado com o alimento, é uma atitude muito nobre, porém isso não nos torna mais santos, obras de caridade não salvam a ninguém, somos salvos pela Graça, não por intermédio das obras, ela é apenas uma consequência (Cf. Ef. 2.8-10).

4. PELOS FRUTOS CONHECEMOS QUEM É DE DEUS E OU DO DIABO

Vejo muita gente defender seitas pseudo-cristãs, e o principal argumento é, “mas você já viu as ações de caridade que eles praticam?”. Aonde foi parar o senso de justiça desta gente? Como disse anteriormente, caridade não faz ninguém mais santo, se alguém agir com este intuito está sendo soberbo e prepotente. A Palavra de Deus manda julgarmos pela reta justiça e não pelas aparências, as seitas vem ludibriando as pessoas expondo suas ações sociais, coisa que até um ateu faz. Ações de caridade não tornam um ateu salvo, e da mesma maneira são essas seitas. 

O termômetro do crente sempre deve ser a Palavra e não atos de caridade, ONGs e seus voluntários fazem boas ações, nem por isso são religiosos. Para reconhecermos uma seita denominada de igreja, olhamos a doutrina que é pregada, é fácil demais expor a ação de caridade em redes sociais, o que esses lobos deixam de fazer é provar na Bíblia o fundamento de sua doutrina. A Bíblia precisa ser nosso fundamento, antes de ações de caridade, se a Palavra reprovar a doutrina da instituição que faz caridade, então ela não é de Deus. 

5. OS VERDADEIROS SALVOS PRATICAM O QUE AGRADA A DEUS

As quatro virtudes dos que são salvos em Cristo 1 Jo 3.7-10:

5.1. Os que praticam a justiça, são justos assim como ele é justo (1 João 3.7): Não somos justos porque praticamos atos de caridade, mas sim, por que formos justificados pelo próprio Deus, conforme andamos em seus mandamentos. Nossos atos de caridade não tem a capacidade de nos redimir, são trapos imundos diante de Deus (Is 64.6). Quem contraria esta verdade, vive apelando para seus atos de caridade, alegando uma boa pessoa, que não prejudica os outros. O que é então ser justo? A justiça é um dos atributos comunicáveis de Deus, veio através de Jesus Cristo, nos tornamos justos por meio da conversão, através da santificação pelo intermédio continuo do ministério do Espírito Santo. Andamos em conformidade seguindo o que diz a Bíblia, nos espelhamos em Jesus Cristo, nosso exemplo de conduta. Os que insistem na narrativa dos atos de caridade, criaram para si seu próprio deus, somente pelo sangue de Jesus somos redimidos e perdoados.

5.2. Os que permanecem na prática do pecado são de satanás (1 João 3.8): Os que permanecem na prática do pecado mostram a sua filiação. Quem pratica a justiça é filho de Deus, mas o que permanece no pecado é de satanás, não são palavras, e sim atitudes que revelam a quem pertence paternidade. Os que foram salvos por Cristo, demonstram com as suas boas obras, não porque são bons, mas como a consequência da salvação, porém aos que permanecem na prática do pecado, esse tem a satanás como filiação.

5.3. Os que são nascidos de Deus, não permanecem no pecado (1 João 3.9): Os que são nascidos de Deus não permanecem na prática do pecado, isso não isenta os que estão no processo de santificação de cair em pecado. Os que possuem a semente de Deus não permanecem na prática do pecado, pois foram regenerados pelo Espírito Santo, isso impossibilita o salvo de permanecer na prática pecado.

5.4. Os filhos de Deus são conhecidos por suas obras (1 João 3.10): A raça humana está dividida, entre os que foram regenerados pelo Espírito e os que permanecem no pecado. O Apóstolo João usa uma linguagem pesada quando se trata do nosso contexto sociocultural, ao falar da manifestação dos filhos de Deus e os filhos do diabo. Somos imagem e semelhança de Deus, mas a nossa filiação se revela através das obras. Os filhos de Deus praticam o que é justo, tem seus passos guiados pela Bíblia, mas todo aquele que não pratica o que é justo diante de Deus, tem a satanás como filiação.[1]

Usar esse tipo de linguagem em uma sociedade dominada pelo politicamente correto, hoje soa como antiético e falta de amor, muitos procuram filtrar a mensagem da Graça em uma tentativa inútil de agradar a todos, mas o Apóstolo João não se preocupou com isso. A Palavra de Deus é clara e objetiva, não cabe politicamente correto na mensagem da cruz, quem pratica a justiça é filho de Deus, quem pratica a iniquidade tem a satanás como pai. 

Cristo veio para destruir as obras de satanás (v. 9), morreu em nosso lugar, afim de nos resgatar e livrar do cativeiro. Quem prega o engano consciente e reluta contra a verdade das Sagradas Escrituras, por motivos de ganância e soberba, demonstra por suas atitudes a quem pertence sua filiação. 

6. DEVEMOS COMBATER AS SEITAS PSEUDO-CRISTÃS

Essas seitas pseudo-cristãs são conscientes do que ensinam, e não podem ser comparadas a um lugar que prega a verdade. Promover ação social na tentativa frustrada de maquiar suas heresias, pode até enganar os que tem pouca instrução, mas é impossível enganar um crente instruído na Palavra. Qualquer cristão apologista bem instruído, consegue ver as heresias presentes nesses circos neopentecostais, o maior problema enfrentado é a sociedade do politicamente correto que tapa os ouvidos para a verdade. Se iludem com o número de membros de determinada seita e acham que é apenas mais uma “vertente” denominacional do evangelho. 

Quem prega um evangelho diferente das boas novas do reino, deve ser tratado como um herege e não acolhido como um irmão, mas sempre tem aquele com pouca instrução para ajudar o inimigo da cruz. Toda pessoa que pregar um evangelho diferente das Sagradas Escrituras deve ser tratado como anátema, isso é a Palavra de Deus que manda, não se trata de uma recomendação, e sim uma ordenança (Gl 1.8).

6.1. SEJA ANÁTEMA TODO AQUELE QUE PREGAR UM EVANGELHO DIFERENTE DAS SAGRADAS ESCRITURAS (Gl 1.8)

Todo aquele que pregar outro evangelho, que vá de confronto com as boas novas, deve ser considerado anátema, que no significado mais comum em outras traduções é, seja amaldiçoado. O significado desta passagem vai muito além de amaldiçoar quem prega heresias, no mundo moderno dominado pelo politicamente correto, é falta de amor fazer isso com o “irmão” que prega um Cristo diferente do nosso.  

O termo grego usado pelo Apóstolo Paulo αναθεμα: anathema, segundo o dicionário strong tem o seguinte significado: 
- Algo dedicado a Deus sem esperança de receber de volta. Quando referindo-se a um animal, doado para ser sacrificado; daí, uma pessoa ou algo destinado à destruição
- Uma maldição, uma praga
- Um homem amaldiçoado, destinado a mais terrível das tristezas e angústias.

Juramentos e maldições eram comuns na religião, na magia e na vida cotidiana da Antiguidade. É possível que Paulo esteja aludindo às maldições da aliança dirigidas àqueles que não observavam a Lei de Moisés (Dt 27 e 28). Mas claro que isso é o fato de que a mesma palavra para "maldição" aparece na Septuaginta de Deuteronômio 13, em que se afirma que os falsos profetas, e aqueles que lhes dão ouvidos, devem ser destruídos.[2] 

No Antigo Testamento, o anátema (do hebraico herem) significa uma pessoa, objeto ou animal subtraído do uso profano para ser consagrado a Deus (Cf. Dt 12.12-14; Js 11,11.14). O anátema não podia ser resgatado, e muita das vezes devia ser destruído (Cf. Js 6.17 e 1Sm 15.3; Jz 11.30-31). No Novo Testamento anátema também significa exclusão temporária ou definitiva do culto e da comunidade (Cf. Jo 9.22; 1 Cor 16.22; Gl 1.8-9; Comp. Ed. 10.8). O Apóstolo Paulo por exemplo, desejava ser anátema de Cristo em favor dos judeus, por ocasião da incredulidade de seus compatriotas (Rm 9.2-5). 

7. CONCLUSÃO

A igreja de Cristo está muito além de bandeira denominacional, não defendo denominações, mas sou um ferrenho defensor do evangelho da Graça! Não tenho o objetivo, muito menos a intenção de atacar pastores, todos somos iguais diante de Deus, esta é a mensagem da Graça (Rm 11.32). Ataco sim, essas teologias diabólicas, que só serve para encher o bolso de lobos, que manipulam as Escrituras para benefício próprio. 

Pregar o evangelho genuíno, na simplicidade não dá lucro a ninguém, foi o nosso Senhor Jesus Cristo que ensinou “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á” (Mt 16:25), e se algum autointitulado pastor ousar mudar a mensagem da cruz, se torna anátema e inimigo da cruz. Essa gente que muda a mensagem do evangelho, para atrair as pessoas e consequentemente fazer algo lucrativo e rentável, não passam de picaretas, pois se aproveitam da ingenuidade do público para encher suas contas bancárias. Quem quiser uma vida próspera, trabalhe honestamente, como bem disse Augustus Nicodemus: “A maior benção do evangelho é a salvação. Quem quiser dinheiro e bens, estude, se qualifique e trabalhe.” A salvação é o maior tesouro que um pecador pode receber, essas heresias do inferno vêm para trazer desunião e contenda, e nunca somar. O evangelho puro e simples nos ensina na prática a não se apegar a bens materiais, e faz com que nos tornemos mansos e humildes de coração.

Graça e paz.
Pense nisso!

Referência Bibliográfica:
[1] LOPES. Hernandes dias; 1, 2 e 3 João: como ter garantia da salvação; Hernandes Dias Lopes - São Paulo, : Hagnos; Pág. 160-163; 2010.  
[2] KEENER. Craig S; Comentário Histórico-Cultural da Bíblia, Vida Nova, Pág. 628, 2017.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários