Um dia fui questionado por um amigo em um grupo sobre a passagem de Josué 10, onde temos o relato que o Sol parou. É um tema difícil, pois envolve o polêmico debate sobre a seguinte questão: foi o Sol que parou ou a Terra? Quero ressaltar que vou expor apenas o meu ponto de vista, analisando os textos Sagrados para extrair o que realmente a Bíblia nos diz sobre o tema.
1. FÉ E CIÊNCIA SE CONTRADIZEM?
Ainda hoje entre os cristãos, predomina-se o extremismo de que ciência e fé são incompatíveis, mas isso é um equívoco grave, pois elas são perfeitamente compatíveis. Assim como existem alguns cristãos radicais que demonizam a psicologia, tem os que afirmam que a ciência e a fé são incompatíveis.
Se formos levar isso ao pé da letra, devemos então descartar toda a história, inclusive parte da reforma protestante. Graças a reforma, houve uma contribuição grande às ciências sociais e ao ensino, prestando um importante serviço de popularização de alfabetização à todos de forma gratuita. A palavra psicologia, por exemplo, é atribuída a Philip Melanchthon (1497-1560), colaborador de Martin Lutero. O movimento da reforma protestante foi além dos aspectos no âmbito religioso, pois influenciou o contexto educacional do século XVI.
Graças a reforma, quebrou-se o pensamento de que o universo não podia ser descoberto. Pois antigamente os livros eram todos escritos a mão, e um dos efeitos da reforma foi a criação da imprensa em 1450 d.C. Por meio dela, as idéias e os conhecimentos eram espalhados com maior rapidez do que antes. A mente humana foi assim ainda mais despertada e fortificada para futuros empreendimentos, o maior dos quais veio a ser a Reforma Protestante.
A Reforma não teria ocorrido enquanto os livros tivessem de ser escritos à mão. A imprensa divulgou os livros que despertaram a mente humana e aprofundaram as pesquisas da verdade. As descobertas geográficas provocaram a rápida expansão do comércio e da indústria e despertaram em todas as nações europeias veemente desejo de colonização. Na esfera política, a nova fase manifestou-se num rápido desenvolvimento da vida nacional e do poder político, tanto na França como na Espanha e na Inglaterra. (NICHOLS, 2000)
A Reforma não teria ocorrido enquanto os livros tivessem de ser escritos à mão. A imprensa divulgou os livros que despertaram a mente humana e aprofundaram as pesquisas da verdade. As descobertas geográficas provocaram a rápida expansão do comércio e da indústria e despertaram em todas as nações europeias veemente desejo de colonização. Na esfera política, a nova fase manifestou-se num rápido desenvolvimento da vida nacional e do poder político, tanto na França como na Espanha e na Inglaterra. (NICHOLS, 2000)
2. A TERRA É PLANA? QUAL MODELO A SE ACREDITAR?
Não amigo, a Terra não é plana assim como alguns militantes andam afirmando. Primeiro ponto a ser considerado é sabermos a proposta da Bíblia. A Bíblia não se propõe em ser um livro científico, que se preocupa em dar detalhes de como funciona os fenômenos físicos e naturais, pois é necessário considerar que os autores escreveram a partir do ponto de vista do observador.
Por exemplo, se você estiver em um carro a 80 km/h, uma pessoa na calçada te verá a 80 km/h, porém você está parado em relação ao veículo. Da mesma forma que, se você estiver em um ônibus a 100km/h, caso você jogue seu celular na vertical, ele não vai parar no fundo do ônibus, mas cairá no mesmo lugar em que foi lançado, pois tudo está se movendo na mesma velocidade.
E assim foi com os escritores da Bíblia. Esse é um dos principais motivos da Palavra de Deus não se preocupar em dizer o formato da Terra, pois eles escreveram a partir do ponto de vista terrestre. Quando Josué escreveu que o Sol parou, disse isso porque do nosso ponto de vista ele se move. É um equívoco achar que a Bíblia é um livro científico que se preocupa em dar detalhes físicos e naturais.
Temos diversas pesquisas e descobertas que refutam esse conceito errôneo de Terra plana, mas vejo uns crentes fanáticos querendo refutar com experiencias empíricas. Nenhuma teoria é validada com experimentos empíricos, pois são baseados em nossos sentidos.
2.1. COMO EXPLICAR O FATO DA LUA E O SOL SE DETER?
Para muitos, estes textos são provas incontestáveis de que a Terra não é um globo. Para os céticos, é uma imprecisão da Bíblia dizer que o Sol se deteve, mas Josué 10.13 não apresenta nenhuma contradição. O que vemos aqui foi um milagre, e milagre não se explica. Vi um vídeo do Drº Adauto Lourenço falando sobre o tema, e uma das explicações foi Deus ter parado todo o universo para realizar tal prodígio.
O milagre na Bíblia é caracterizado pela anulação momentânea das leis da natureza, visando a operação sobrenatural de Deus, para a glorificação de Seu Santo nome. A Bíblia diz que os últimos dias serão caracterizados por "grandes milagres, sinais e prodígios e, com seu grande poder, haverá de punir os que rejeitarem o plano da salvação" (Jl 2.28-31). Milagre não se explica, ele vai além da lógica humana, contrariando todas as leis da natureza. Deus parar todo o universo não é nada comparado a seu grande poder, e isso não desmerece em nada a Bíblia ou a fé cristã.
3. CONTRADIÇÕES DA TERRA PLANA
Um terraplanista, na tentativa de refutar o modelo do globo, nega a física e tantas regras que foram descobertas, uma delas é a negação da gravidade.
Vamos entender então o que é a atração gravitacional: ela é exercida sobre toda a matéria que existe no universo. O ar, que é composto por diversos gases (78% hidrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases) se encontra disperso, formando a atmosfera da Terra e sofre a força gravitacional, que é formada naturalmente no centro de gravidade do nosso planeta. Tudo que é formado por matéria é atraído por ela: pessoas, objetos, animais e etc. Um pássaro voando no céu, também está, a todo momento, sendo atraído para a Terra, pois o ato de voar não o isenta dessa lei, que é a lei da gravidade. O que o faz continuar a voar são os movimentos de suas asas que, ao movimentá-las, fazem com que o ar passe por baixo delas, gerando um atrito vertical e mantendo ele voando a cada "batida de asas". Um helicóptero consegue se manter parado, sobrevoando determinada área devido ao movimento de suas hélices, e está a todo momento sendo atraído para a Terra, da mesma forma que o pássaro, mas aí surge uma questão: porque, (sendo que ele consegue se manter no ar, imóvel) quando a Terra gira na sua velocidade, que é de 1.670 Km/h, ele não vai de um lugar para o outro na superfície terrestre? Isso se dá pela força da gravidade! Ele, juntamente com a troposfera (camada mais densa e mais próxima da superfície terrestre) giram na mesma velocidade, acompanhando o constante movimento do planeta e sendo atraídos por ele ao mesmo tempo.
Se você negar a gravidade, como explicar o sistema de navegação inercial? Este sistema é amplamente usado em aviões, navios e smartphones, e ele só funciona por causa da rotação da Terra. Por exemplo, o GPS usado hoje em aplicativos como o Waze, se utiliza deste sistema para se localizar no mundo.
Temos também como um ponto convincente, o fuso horário. Por exemplo: se a Terra fosse plana, não haveria diferença de horário entre o estado do Rio de Janeiro e a região nordeste do Brasil. E, estranhamente, o Sol nasce mais cedo no nordeste brasileiro. Eu que trabalhei na aviação, em todos os vôos feitos é utilizado o horário universal coordenado (UTC), ele é necessário para não haver confusão de horários entre o continente Europeu e o restante do mundo.
E se mesmo assim você ainda estiver com dúvidas, como explicar as diferentes estações do ano no mundo todo? Se a Terra realmente fosse plana, não teríamos todas as diferenças climáticas que vemos no mundo. Usar a Bíblia como uma ferramenta para tentar fundamentar uma teoria da idade média é uma tolice sem fim, pois é deixado de lado um dos pontos de interpretação importantíssimos nos textos sagrados, que é o ponto de vista do observador.
A Bíblia não é um livro de ciência, ela não se preocupa em dizer se a Terra é um globo, plana, quadrada e etc, pois este assunto é subjetivo. Nada interfere na canonicidade das Escrituras e não nega a fé cristã. Então sejamos honestos e vejamos os fatos, baseados em experimentos reais e não em experimentos empíricos que estão sujeitos a falhas.
Autores:
Flávio G. Souza, Allan R. F. Ferreira
Referência bibliográfica:
[1] NICHOLS, Robert Hastings. História da Igreja Cristã. 11ª Ed. Editora Cultura Cristã, São Paulo, Pág. 149-150, 2000.
Referência bibliográfica:
[1] NICHOLS, Robert Hastings. História da Igreja Cristã. 11ª Ed. Editora Cultura Cristã, São Paulo, Pág. 149-150, 2000.
Nenhum comentário