Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » O amanhã a Deus pertence
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

É normal em certas etapas da vida passarmos por alguns apertos, geralmente quando estamos vivenciando essas situações o que nós queremos é nos livrarmos o mais rápido possível para evitarmos dor de cabeça, isso é normal de todo ser humano.

Nessas situações sempre procuramos as alternativas mais rápidas para resolver nossas pendencias, mas devemos ter cuidado, pois o excesso de preocupação pode nos fazer mal. Se nossos desejos e problemas forem renovados a cada dia, da mesma maneira os auxílios e as provisões serão renovados; as misericórdias do Senhor novas são a cada manhã (Lm 3.22-23), por isso não podemos ficar preocupados à toa.

Os santos tem um Deus que dá o suficiente a cada dia (Is 33.2), para estarmos sempre na dependência do Senhor (Ed 3.4). Uma coisa que devemos aprender é saber que temos um Deus que cuida de nós e não deixa faltar o que é necessário para viver (Cf. Mt 6.34), o que chamamos de essenciais para nossa felicidade, Cristo chamou de 'coisas' (v.33). Se a Palavra diz isso porque nos preocupamos com problemas que são cuidados sabiamente por Deus? Reflita consigo mesmo.

Isso também não quer dizer que vamos ficar de braços cruzados em meio aos problemas só porque Deus cuida de nós, as vezes as aflições são prolongadas (Sl 6.3; 13.1; 35.17; 79.5; 80.4; 89.46; 90.13; 94.3; Hc 1.2; Zc 1.12), e isso é comum na vida de todos, ninguém está imune de não passar por elas (Jó 5.7; 14.1,22; Sl 71.20; 116.3; Ec 2.23; Jr 8.15). Mas podemos ter planejamentos (Cf. 1 Tm 5.8; Pv 6.6-8; 30.25), porém isso não pode se tornar a prioridade. Por exemplo, muios caem em tentação porque amam tanto o dinheiro que só pensam em trabalhar, e esquecem que Deus deve ser a prioridade, saiba que Ele nos da o que é necessário. Jesus nos advertiu que onde estiver o nosso tesouro, ali estará nosso coração (Lc 12.34), para que não sejamos nosso próprio tormento. Através da oração e pela Graça de Deus conseguiremos suportar nossos problemas diários, para que assim nenhuma das dificuldades venha a nos abalar.

Em consequência de muitas pessoas andarem ansiosas, os consultórios médicos estão lotados por ocasião do excesso de preocupações. A Bíblia nos diz que para todas as coisas há um tempo apropriado (Ec 3), se você ainda não alcançou o que você busca, não se deixe abater por isso. Ore a Deus para que isso não venha lhe afetar, e confie no Senhor.

Jesus também nos diz mais em seu sermão, o Pai da o alimento as aves que não possuem capacidade para semear, colher e armazenar, quanto mais deveriam os homens, que foram equipados com essa capacidade, confiar em seu Pai celestial. Ter bom ânimo é de grande importância para o servo de Deus, e essa característica é uma obrigação para nosso bem estar  (Cf. Pv 15.13; 17.22; Jo 16.33; At 27.25,36). O excesso de preocupação nos levará ao desânimo, que consequentemente conduz desespero, não estamos imunes disso, pois na Bíblia temos personagens que passaram por momentos como este, é o caso de:
  • Moisés (Nm 11.15) 
  • Josué (Js 7.7)
  • Elias (1 Rs 19.4)
  • Jó (Jó 10.1)
  • Davi (Sl 42.6)
  • Jeremias (Jr 15.10)
  • Os discípulos de Jesus (Lc 24.17).
Como disse anteriormente, o desânimo irá desencadear uma série de outros problemas, um deles é o desespero, que além de nos tirar a confiança em Deus, também leva as pessoas a desejarem a morte (Cf. Nm 11.15; 1 Rs 19.4; Jó 3.21; 7.15; Jr 8.3; Jn 4.3; Ap 9.6). Podemos ver nos jornais um alto índice de pessoas que se suicidam, com alguns conhecidos nossos, e também temos casos na Bíblia (1 Sm 31.4; 2 Sm 17.23; 1 Rs 16.18; Mt 27.5; At 1.18). Por isso, é importante estarmos alimentados pela Palavra de Deus, e Ele nos diz para nos contentarmos com o que temos a cada dia, isso é para o nosso próprio bem, mas infelizmente muitos vem ignorando o que Deus diz nas Sagradas Escrituras.

O desânimo, nos levará ao desespero que nos conduzirá ao desencorajamento, isso por sete razões:
  • A dureza do caminho (Nm 54.4)
  • Dificuldade de executar executar a tarefa (Ne 4.10)
  • A prosperidade dos maus (Sl 73.2-3) 
  • A demora na satisfação do desejo (Pv 13.12) 
Se você estiver passando por alguma situação semelhante não deixe o desanimo te dominar, tenha coragem e se fortaleça na Graça de Deus com plena confiança no Senhor (Cf. Ex 14.13; Is 41.13; Mt 9.2; 14.27;17.7; At 23.11; 27.22).

Não tema as dificuldades por sete razões:
  • Bençãos no caminho da vida (Gn 26.24)
  • Provisão da fome (1 Rs 17.13)
  • Proteção contra o perigo (2 Rs 6.16)
  • Força na fraqueza (Is 41.10)
  • Companhia nas provas (Is 46-3)
  • Proteção total (Mt 10.30-31)
  • Vida após a morte (Ap 1.17-18).
Aflições fazem parte da vida, mas lembre-se temos um Deus que cuida de nós, Ele está no controle de tudo, apesar da dor e das crises o escape virá no tempo certo.

Graça e paz.
Deus abençoe.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários