Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » Liderança exemplar
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

O que nós estamos vendo em nossas igrejas é lamentável, infelizmente encontramos mais lideranças corruptas que assumem posições de destaque, e vem dando um péssimo exemplo. Em consequência disso, encontramos mais cristãos nominais nas igrejas do que cristãos verdadeiramente convertidos.

O que faz com que existam mais cristãos nominais em nosso meio são essas mensagens que massageiam o ego, um evangelho sem cruz, e a falta do estudo da Bíblia. Consequentemente as doutrinas essências que regem nossa fé, foram colocadas como causas secundárias. Encheram a igreja de modismos e entretenimento, mas a Palavra que deveria ser pregada, vem sendo deixada de lado. Nos casos mais extremos, temos os que dizem que a teologia é desnecessária, mas ela é essencial para termos uma igreja saudável e bíblica.

Como cristãos salvos pela Graça de Deus (Ef 2.8) e justificados gratuitamente pela fé (Rm 5.1), devemos ter consciência de que Ele nos escolheu para dar fruto, isso é a evidência de um salvo em Cristo. É importante todos nós sabermos disso, pois muitas pessoas em nossas igrejas não tem a certeza da salvação, por causa de certas lideranças que vem ensinando doutrinas totalmente contrárias as Sagradas Escrituras. Determinadas "lideranças" criam medo nas pessoas, colocando na cabeça delas, que se saírem de determinada igreja perderá a "cobertura espiritual" e coisas do tipo. Mas quando conhecemos a verdade e nos deparamos com essas situações, além de combatermos este falso evangelho, vamos conseguir orientar as pessoas confusas com esses ensinos.

Devemos ter a certeza da salvação, e também necessitamos saber que uma vez que ela é dada, não é revogada (Ef 4.30; Jd 1). O mesmo Deus que da, é o mesmo que completa (Fp 1.6), mas como já ouvi, sempre fazem o seguinte questionamento: "conheço uma pessoa que dava fruto e hoje não da mais, quer dizer então que ela perdeu a salvação?", a resposta é não, a verdade é que essa pessoa nunca foi salva. Digo isso pelas seguintes razões, Ele nos escolheu para darmos fruto, e fruto que permaneça (Jo 15.16). Os que entram na igreja e se denominam salvos, mas não permanecem são descritos como cristãos nominais, onde não houve uma conversão, mas era apenas de aparência (1 Jo 2.19; 2 Jo 1.9).

É triste saber que ainda existe esse pensamento, mas o número de pessoas que não tem a certeza da salvação é grande em algumas igrejas, isso é consequência da falta de doutrina. É necessário ensinarmos as doutrinas centrais da fé e também fazermos uma autoavaliação de nossa vida para termos a convicção de nossa crença, pois não podemos pregar uma coisa e viver outra. Se tivermos o fruto do Espírito, podemos ter a certeza de nossa salvação, pois é a confirmação de que estamos selados para o dia da redenção (Ef 4.30).

Da mesma forma como existem pessoas que não tem certeza da salvação, também temos os que acham que estar em uma igreja e fazer "muito", é porque ela está salva e os outros não. A salvação não vem de nossas obras, vem de Deus e é realizada por Ele (Ef 2.8-9). Mas como argumentam alguns, "mas a fé sem obras é morta", sim, as boas obras são consequência e não que vamos ser salvos por ela (Ef 2.10). A salvação não pode vim de nossas obras porque elas são como trapos imundos diante de Deus (Is 64.6), se dependesse de nossa natureza caída escolher ser salvo, certamente nunca iriamos alcançar a salvação em Jesus Cristo, por causa da nossa depravação em decorrência do pecado (Rm 7.15).


O verdadeiro líder tem sua vida dirigida pelo Espirito Santo

Precisamos de líderes cheios do Espirito, assim como foi Josué, nele vemos o verdadeiro exemplo de um servo dirigido pelo Espírito Santo. Pois antes de falar, dava exemplo e suas palavras condiziam com sua conduta, mas o que temos visto hoje nas nossas igrejas é vergonhoso.

Vejamos o texto de Josué 24.15

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; PORÉM EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR.

Para servir a Deus de verdade precisamos conhece-lO verdadeiramente, de nada adiantará ter zelo se não tivermos conhecimento (Rm 10.2). Se conhecemos a Deus de verdade, o egoísmo não deve fazer parte de nossa conduta, achando nosso conhecimento superior ao de outras pessoas, precisamos ser humildes e saber corrigir nossos erros quando identificados. Só fazemos a escolha de seguir ou resistir ao chamado do Espírito (At 7.51), porque a Graça de Deus foi manifesta, o que chamamos dentro da teologia de Graça preveniente (Tt 2.11). Podemos dizer que de certa forma, Josué confronta o povo para se posicionarem, e ele deu exemplo ao chamar a atenção deles. Que nossas igrejas tenham líderes como Josué, pois palavras apenas convencem, mas o exemplo arrasta.

O Evangelho revelado nas Sagradas Escrituras vai além da teoria, vemos uma sinergia entre teoria e prática, é impossível separar esse fato. Por isso, necessitamos ser o exemplo, mesmo que não sejamos líderes de algum departamento ou até de uma igreja, mas precisamos estar firmados na Palavra. A igreja não é igual ao mundo, e ainda tem gente que acha que devemos imita-lo, colocando modismos nos cultos, baladas etc. Apenas 'para os jovens não irem ao mundo', mas não é bem assim, como bem definiu D. Martin Lloyd-Jones:

"Nosso Senhor atraía os pecadores porque Ele era diferente. Aproximavam-se dEle porque sentiam haver nEle algo diferente. Aquela pobre mulher pecadora, acerca de quem lemos em Lucas 7, não se aproximou dos fariseus a fim de lavar-lhes os pés com suas lágrimas, e de enxugar-lhos com os seus cabelos. Não, mas ela pressentiu algo em nosso Senhor — Sua pureza, Sua santidade e Seu amor — e por essa razão se aproximou dEle. Foi a diferença fundamental que nEle havia que a atraiu. E o mundo sempre espera que sejamos diferentes. Essa ideia de que poderemos ganhar pessoas para a fé cristã se lhes mostrarmos que, afinal de contas, somos notavelmente parecidos com elas, é um erro profundo, teológica e psicologicamente falando.[1]

Quando o Espirito Santo nos controla, naturalmente seremos mansos, humildes, bondosos, longânimos e fieis. Todavia, se formos guiados por nossa natureza, iremos praticar as obras da carne (Gl 5.19-21). Mas quando somos verdadeiramente salvos, temos uma vida dirigida pelo Espírito Santo, e naturalmente vamos demonstrar isso com nossas atitudes (Gl 2.22-24). Façamos como o Apóstolo Paulo, sejamos imitadores de Cristo (1 Co 11.1), não podemos idolatrar pastores, eles também são falhos, pois pertencemos a Cristo, e estamos debaixo de unção do Santo (1 Jo 2.20).

Na Nova Aliança instituída por Cristo (Hb 8.13), todos os que possuem o Espírito Santo são ungidos do Senhor (1 Jo 2.20), dessa maneira todos na mesma condição, não importa se a pessoa é bispo ou um membro comum. Todos nós estamos no mesmo barco, Deus trata de misericórdia com todos (Rm 11.32).

Então sejamos mais do que simpatizantes da Palavra de Deus, pratiquemos ela todo dia em nossa vida, só desta maneira estaremos nutridos e saudáveis espiritualmente, somente a Graça do Senhor pode nos capacitar, pois é quando estamos fracos que somos fortes (2 Co 12.10).

Referencias Bibliográficas:
[1] Martin Lloyd Jones, Pregação e pregadores, Pág. 101

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários