Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » A transfiguração de Jesus
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Muitas pessoas vem se equivocando acerca da transfiguração de Jesus no monte, neste breve estudo tentarei deixar o assunto mais claro possível, ajudando na interpretação adequada acerca deste texto tão debatido.

1. Mateus Cap. 17

Em Mateus 17.2 ocorre a transfiguração de Jesus Cristo, e aqui começa uma discussão que perdura até hoje acerca do verdadeiro sentido desta passagem. Um dos equívocos é dizer que Moisés ressuscitou, por que alguns insistem em afirmar que ele apareceu na transfiguração? O espiritismo por exemplo fundamenta a doutrina da comunicação com mortos e a necromancia, baseando-se sua teoria no episódio da transfiguração de Jesus, onde Moisés e Elias aparecem. Porém é um equívoco, o texto não apoia a comunicação com mortos, e não houve invocação de mortos. Em contra partida a Bíblia não permite essas práticas (Dt 16.11,12). 

Outro equívoco doutrinário é dizer que Moisés ressuscitou, contradizendo o texto de Judas 9. Onde o Arcanjo Miguel contende com o Diabo pelo corpo de Moisés, se Miguel contendia com Diabo, como ele veio a ressuscitar como os adventistas argumentam?

2. Porque Moisés e Elias foram vistos na transfiguração?

Moisés apareceu como representação da Antiga Aliança as promessas da salvação (que seria cumprida em breve em Cristo no seu sacrifício vicário). Elias como uma representação dos profetas e o cumprimento da Palavra de Deus. Lucas trás o detalhe que eles conversavam da iminente morte de Cristo (cf. Lc 9.31).

3. Elias Reencarnou?

Elias não reencarnou para aparecer na transfiguração, pois que ele foi arrebatado e não provou a morte (2 Rs 2.11), como alguém que não morreu pode reencarnar? Quando a Bíblia fala que João Batista era Elias, significa que ele estava no mesmo espírito ou na mesma capacitação que Elias tinha no seu ministério.

4. Conclusão

Se Moisés foi ressuscitado, como interpretar 1 Co 15.20?

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as 
primícias dentre aqueles que dormiram.

Afirmar que Moisés foi ressuscitado, tira de Jesus o mérito, sendo Ele a primícia dos que dormem. Dizer que Elias reencarnou é uma contradição, pois ele não provou da morte. O texto é simples, mas analisando os textos bíblicos vemos no episódio da transfiguração, Cristo sendo revelado como superior aos profetas e a Lei. Tudo se cumpriu em Cristo, sendo ele nosso Eterno Sumo Sacerdote (Hb 4.14; 7.17).

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários