Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » O que significa ter a consciência cauterizada?
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza


As heresias e falsos ensinos estão ganhando cada vez mais espaço na igreja, devido a omissão dos líderes em defender a fé cristã, provocando assim a desunião e bagunça no corpo de Cristo. E por causa da omissão dos que deveriam se posicionar, há uma negligência com a ortodoxia.

Por ocasião da igreja de modo geral ter negligenciado o conhecimento sobre quem realmente Deus é, os falsos mestres estão propagando suas falsas doutrinas com muita facilidade e aceitação do público. Isso ocorre porque os ouvintes se recusam a aceitar a verdade revelada nas Sagradas Escrituras (Pv 23.35; Is 42.25; At 28.27; Ef 4.19; 1 Tm 4.2).

Para o cristão salvo, o verdadeiro conhecimento sobre Deus deve ser motivo de regozijo (Jr 9.14), pois somente por meio de Jesus Cristo iremos conhece-lO (Os 6.3; Jo 6.65). Por isso a obediência é uma condição e obrigação para que possamos conhecer a Deus mais e mais (Jo 7.16, 17). Através deste conhecimento teremos nossa alma livre de todo engano (Jo 8.31-32), porque estamos caminhando para a vida eterna (Jo 17.3).

A Bíblia alerta que nos últimos dias muitos irão apostatar da fé (1 Tm 4.1), por carregar preceitos de homens (Lc 9.53; Jo 4.9; At 10.28; 11.3; 19.34; Gl 2.12), espalhando sentimentos de ódio e divisão, resultando em intolerância (Nm 11.28; Jz 12.6; Mt 21.15). Aconteceu com os discípulos de Jesus, quando ainda se sentiam exclusivistas, achando que somente eles tinham o direito de expulsar demônios (Mc 9.38). E por se acharem dignos de estarem perto do Mestre, expulsavam os jovens de se aproximavam de Jesus (Mc 10.13). Também vemos essa intolerância presente nos samaritanos, eles se negaram a receber Jesus, por acharem que estava indo a Jerusalém para adorar, pois diferente dos judeus eles adoravam em Gerizim (Lc 9.53).

Este mesmo sentimento faccioso levou o povo a criticar Jesus, quando ele foi comer na casa de um publicano (Lc 19.7). No mundo antigo, as refeições eram vistas como rituais de caráter social, sentar-se a mesa representava aceitar publicamente essa pessoa. Os fariseus se recusavam a comer com cobradores de impostos e outros pecadores além de não entrar na casa deles. Eles esperavam que Jesus, um rabino, fizesse o mesmo, mas ele dividiu a mesa com pecadores e permitiu que eles o tocassem (Cf, Lc 5.29; 7.39; 15.1). Quando Jesus rompeu com a norma social, foi alvo de discriminação, por isso usaram um termo com tom de sarcasmo "amigo de cobradores de impostos e pecadores" (Lc 7.34).


CUIDADO COM OS FALSOS MESTRES

Devemos tomar muito cuidado com os falsos mestres, pois além de não seguirem o que diz a Palavra de Deus, induzem outras pessoas a seguirem o mesmo abismo, colocando ideias humanas como se fossem preceitos divinos (Mt 5.19; 15.9). Essa é uma das consequências de uma mente cauterizada, ou como diz a Bíblia de Jerusalém, pessoas que tem a própria consciência como se tivesse marcada por um ferro quente. É utilizada essa expressão porque naquela época os escravos e animais de uma pessoa eram marcados desta maneira (Cf. 1 Tm 1.7; 4.2; 6.3). É feita esta comparação para mostrar que essas pessoas não são guiadas pelo Espirito de Deus, mas agem segundo o trabalho de satanás, fazendo oposição a Cristo, por isso devem ser calados (2 Tm 4.3; 2 Pe 2.1; Tt 1.11; 2 Ts 2.9), quem não vem para somar trás desunião (Mt 12.30).

O Apóstolo Paulo escreve que essas pessoas, conheceram a verdade presente na Palavra de Deus, e se desviaram por terem dado ouvido a espíritos enganadores e a doutrina de demônios. Como consequência tiveram sua mente cauterizada, porque ficaram endemoninhadas (1 Tm 4.1-2; Mt 12.45; Mc 1.26; 5.9 , 7,30; 9.17; 16.9). Mas Jesus nos deu poder e autoridade para combater os demônios (Lc 10.19; At 8.7), por isso é necessário conhecer a Deus, caso contrário passaremos vergonha (At 19.13). 


NOSSA LUTA É CONTRA PRINCIPADOS E POTESTADES E NÃO CONTRA A RELIGIÃO E AS PESSOAS

Nossa luta não é contra as pessoas e muito menos contra a religião, mas contra principados e potestades (Ef 6.12). Por isso é de grande importância nossa atitude condizer com a fé que professamos. Fazer milagres, se passar por uma pessoa cheia de Deus, só "porque faz milagres" até os possessos por demônios são capazes de fazer (Cp. Ap 16.14), João Batista não fez nenhum milagre, mas pregou o arrependimento, isso sim é ser um servo cheio do Espírito.


O FALSO ENSINO INFLAMA O EGO

O falso ensino só ganha espaço porque é sedutor, pois massageia o ego dos ouvintes com o propósito de iludir. Esses ensinos são tão bem arquitetados que se fosse possível, enganariam até os escolhidos (2 Rs 21.9; Ez 13.10; Mc 13.22; At 20.30; 1 Tm 4.1; 2 Tm 3.13; 1 Jo 2.26). Por isso precisamos tomar cuidado com esses falsos ensinamentos, porque somente aquele que está firmado na Palavra de Deus irá conseguir detectar as heresias presentes nas falsas doutrinas que atentam contra a fé cristã (Is 32.6; Mt 16.12; Cl 2.8; Hb 13.9).

Quando as pessoas são confrontadas pelas Sagradas Escrituras e se recusam a aceitar que estão erradas em suas concepções, negam a verdade conscientes (Sl 92.6; Lc 12.56; Jo 8.43; Rm 3.11; Hb 5.11), e como consequência deste comportamento, Deus envia a dureza de coração (Is 6.10; Jr 6.10; Ez 12;2; Zc 7.11; 2 Tm 4.4; Rm 1.28). O aumento dessa realidade presente nas Sagradas Escrituras é um dos sinais que a volta de nosso Senhor está mais próxima do que pensamos, por isso não podemos ficar dormindo (Is 56.10; Mc 13.35-36; Rm 11.8,11; 1 Ts 5.6).


SE SUBMETA AO CONHECIMENTO

Para os que desejam ter a vida eterna, é ordenado abandonar todos os conceitos e preconceitos e colocar a vontade de Deus em primeiro lugar (Mt 8..22; Lc 15.32; Jo 6.53; Ef 2.1; 5.14; Cl 2.13; 1 Tm 5.6; Ap 3.1). Somente desta maneira cresceremos espiritualmente em frutificação (2 Co 9.10), em Cristo (Ef 4.15), amor (1 Ts 3.12), rumo a perfeição (Hb 6.1), por meio da Palavra (1 Pe 2.2), conhecendo mais a Palavra (2 Pe 1.5,6), e em Graça e conhecimento (2 Pe 3.18).


Quando nos submetemos ao domínio do Espirito Santo, descobrimos quem somos e o quanto necessitamos de um salvador por meio da Palavra de Deus, pois não estamos debaixo de regras legalistas (Ne 9.20; Lc 12.12; Jo 14.26; 1 Co 2.13; 1 Jo 2.27). Somos advertidos contra os falsos mestres e seus ensinos que só conduzem ao caminho da apostasia. 


CONCLUSÃO

Quem profere falsos ensinos, só promove confusão ao invés da união e respeito. Isso acontece quando preceitos humanos são tratados como verdades absolutas, mas devemos entender que se nossa opinião não estiver respaldada pelas Escrituras, são coisas subjetivas e não objetivas (Mt 15.9; At 15.24; 1 Co 11.19; 1 Tm 4.1; 2 Pe 2.1; 3.17). 

Ter a consciência cauterizada é viver no fanatismo religioso, resultando em uma falsa religião. Caracterizado por pessoas que não conhecem a própria fé que ela diz professar. Devemos aprender da Palavra de Deus, moldando nosso caráter e nosso pensamento ao que diz a Bíblia, se lembre que ao mesmo tempo que ela é usada para refutar os ensinos errôneos, também nos confronta quando estamos no erro.

Graça e paz.
Deus abençoe.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários