Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » Cuidado com a Teologia Coaching
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Se tornou comum encontramos cursos de especialização e até graduação e pós em coaching. As pessoas que procuram se formar nesta área, geralmente tem a intenção de ajudar outras pessoas a alcançarem determinados objetivos pessoais ou profissionais. No caso, quando aplicado a vida profissional, eu não vejo problemas, mas quando se faz isso com evangelho, aí sim começamos a ver teorias humanas que vão de confronto as Sagradas Escrituras.

Muitos pastores e líderes estão aplicando as técnicas do coaching a fé cristã, alguns querendo até ajudar as pessoas a crescerem espiritualmente, outros na intenção de enganar, mas temos que entender essa metodologia não se aplica ao cristianismo. Pois, a mensagem do evangelho não é para nos motivar, pelo contrário, a mensagem da cruz nos mostra o quanto somos pecadores e que necessitamos de um salvador.

Recentemente um pastor que é bem famoso nas redes sociais, utilizando dessas estratégias para pregar na igreja disse: "quando se trata de você, se trata do ponto fraco de Deus", em outra o mesmo disse: "Jesus o centro do evangelho, mas de Jesus, você é o centro". O primeiro erro está em afirmar que Deus tem ponto fraco, sei que tem todo o contexto, onde ele cita um texto de Salmos, mas independente disso, trazer essa afirmativa é uma heresia gravíssima a fé. Deus não tem ponto fraco, e quando a Bíblia fala que Deus se arrependeu, se trata de uma limitação de nossa linguagem, e não um apoio a uma crença errônea, pois Ele não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa (Nm 23.19). A segunda parte, também está errada, pois Jesus veio para exaltar o Pai e não o ser humano caído (Cf. Hb 1.3). Não podemos reduzir Deus a nossa ótica, e como todos nós sabemos, nossos pensamentos não são capazes de compreender em plenitude a grandeza do nosso Senhor. 


O grande erro de misturar o coaching com a pregação, está justamente na apelação que mexe emoção das pessoas. Dando uma nova roupagem a teologia da prosperidade, e colocando o ser humano como se ele fosse o centro de tudo. Não podemos levar a mensagem da cruz, fazendo com que as pessoas tenham experiências emocionais, isso não é bíblico. A pregação deve fazer com que os ouvintes entendam o quanto elas são pecadoras e que necessitam de um salvador. Uma experiência emocional leva a pessoa ao choro, mas não produz mudança de vida, por isso o nosso culto deve ser racional e não guiado pela emoção (Rm 12.1-2).

Procurar um Coach é bom para nos ajudar no trabalho, faculdade e em outras áreas da vida, mas não é recomendável na pregação da Palavra de Deus. Entendamos que o evangelho é simples, e não cabe a nós inventarmos novas teorias com a desculpa "não é correto, mas ao menos está ganhando almas". Entenda que essas técnicas pragmáticas, contradizem as doutrinas essenciais a fé cristã, e só irá atrair bodes, pessoas que não aceitam ter suas opiniões contrariadas. O cristão genuíno, ama a mensagem da cruz e se interessa em quem realmente Deus é.

Graça e paz.
Deus abençoe.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários