Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » A Doutrina da Santíssima Trindade é contraditória?
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Os críticos da doutrina da Santíssima Trindade frequentemente chamam os cristãos de contraditórios, pagãos, irracionais e de diversos termos pejorativos. Isso ocorre devido ao fato de uma das bases do cristianismo ser a crença na Santíssima Trindade, que para muitos parece ser ilógica, contraditória e sem fundamento nas Sagradas Escrituras.

Frequentemente quando encontro pessoas que acham que a doutrina da Santíssima Trindade foi uma invenção da igreja católica, os argumentos usados não passam de espantalhos hermenêuticos e exegéticos, alguns devido a sua ignorância por não conhecerem o assunto, outros porque se acham autossuficientes, por alegarem ter encontrado nas Sagradas Escrituras uma explicação completa sobre a natureza de Deus. 

Mas neste breve estudo quero mostrar que a crença na Santíssima Trindade não representa crer em um triteísmo, misticismo e muito menos no racionalismo. Ao contrário, crer na Santíssima Trindade é de grande importância, pois trata da doutrina de Deus e de Sua natureza, principalmente porque nos ajuda a compreender a soteriologia de forma mais ampla.

1. O que a Trindade não representa:

Frequentemente acusam os cristãos de crerem em três deuses, por não explicar como Deus pode ser uno e trino. A grande questão está aí, não é um triteísmo, a Santíssima Trindade nos ensina que existe um único Deus, mas em três pessoas distintas, e isso esta em total conformidade com o Shemá judaico.

2. O Shemá Judaico e a Santíssima Trindade:

O Shemá Judaico é encontrado no texto de Deuteronômio 6.4 que diz:

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor

Deuteronômio 6.4

Muitos se apoiam neste texto na tentativa de refutar a doutrina da Santíssima Trindade, mas olhando o texto hebraico fica mais claro o significado. A palavra "..único.." usada em Deuteronômio 6.4, no hebraico é ’echad (אחד), que significa uma unidade composta e não de uma unidade absoluta. Até no áureo do judaísmo encontramos a unidade composta de Deus na expressão ‘único’.

Outro exemplo onde essa mesma palavra aparece é em Gênesis 2.24:

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma (אחד ’echad) carne.


Gênesis 2.24

A palavra hebraica ’echad (אחד) traz o significado de duas pessoas serem uma só carne, como em Deuteronômio 6.4, significa uma unidade composta e não uma unidade absoluta. Só essa explicação já esclarece e muito quem tem dúvidas sobre este tema tão interessante. Essa crença está em total conformidade com o monoteísmo judaico.


Onde encontramos a Trindade nas Sagradas Escrituras?

Podemos encontrar a Trindade em diversos trechos das Sagradas Escrituras, desde Gênesis até o Apocalipse, e tudo isso em concordância com os textos Sagrados:
  • O Pai cria todas as coisas por intermédio de Jesus Cristo (Cl 1.15-17; Hb 1.2).
  • O filho continua a estar envolvido na criação, sustentando todas as coisas pela sua Palavra (Hb 1.3).
  • Quando Jesus vem a terra, ele é enviado pelo Pai (Jo 6.38-40; 17.20-21).
  • Ele nasce por intermédio de uma virgem pelo Espírito Santo (Lc 1.34-35).
  • Ele é batizado e o Pai fala do céu, e o Espírito Santo desce em formato de pomba ((Mc 1.9-11).
  • Deus entrega o seu filho, afim de justificar os pecadores (Jo 3.16; Rm 5.1).
  • Somos reconciliados por meio da morte de Cristo na cruz (2 Co 5.19).
  • Jesus envia o Espírito Santo (João 15.26).
O Espírito Santo é uma pessoa ou uma força ativa?

Muitos grupos sectários que não acreditam na Santíssima Trindade, usam o argumento que ela não existe pelo Espírito Santo não ser uma pessoa e sim uma força ativa. Mas a grande questão é, se a pessoa do Espírito é uma força ativa, como interpretar o texto de Atos 5.3, quando Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo? Ora, só podemos mentir pra uma pessoa, como então eles mentiram a uma força ativa?

A Bíblia nos revela que o Espírito Santo também é Deus (1 Co 3.16; At 5.3). Se define uma pessoa a partir das seguintes características: intelecto, vontade e sentimentos. O Espirito Santo possui todas essas características, pois Ele também se entristece (Ef 4.30), nos consola (Jo 16.7), pensa (Rm 8.17), deseja (1 Co 12.11), ama (Rm 15.30), se alegra (Gl 5.22-23) e nos encoraja (At 9.31).[1]

Há uma contradição lógica na Trindade?

Toda a criação é três em um, isso nos revela um pouco da natureza do Deus uno e trino. E em toda a Escritura, vemos a Santíssima Trindade se revelando, o problema dos críticos está em justamente explicar isso. Na tentativa de refutar, argumentam que a Santíssima Trindade é contraditória e não se encontra na Palavra de Deus, mas essas pessoas que usam esse tipo de argumentação estão completamente enganadas, pois como bem disse Jonas Madureira, 'Para começar o que é uma contradição? Segundo Simon Blackburn, autor do dicionário Oxford de filosofia, "uma contradição é uma conjunção de uma preposição com a sua negação". Ou seja, toda conjunção de tipo "P e não -P" é contraditória. Por exemplo, a conjunção "Jesus é Deus" e "Jesus não é Deus" é uma contradição explícita, pois é impossível que Jesus seja Deus e, ao mesmo tempo, não seja Deus.[2]

É possível explicar a Santíssima Trindade?

Um dos grandes desafios entre os cristãos, está nesta procura de tentar explicar uma parte da doutrina de Deus, tratando-se de Sua natureza. Vemos claramente nas Sagradas Escrituras Deus se revelando em três pessoas distintas, isso nos explica o porque de Jesus ter morrido em nosso lugar, como disse Tim Chester: na visão cristã o próprio Deus que faz a proposta, o Pai apresenta o Filho como sacrifício propiciador, Jesus oferece a si mesmo no nosso lugar, desviando a ira divina com a sua morte. Ele se interpõe entre nós e a santa ira de Deus.[3]

Cada pessoa da Santíssima Trindade tem o seu papel, não seria possível aplacar a ira de Deus contra a humanidade se Cristo fosse a mesma pessoa do Pai, este é um dos erros do unicismo que leva à grave afirmação que a humanidade era devedora do diabo. Crer nisso, é colocar Satanás como co-autor na salvação. A humanidade era alvo da ira de Deus, é ao Criador que ofendemos quando pecamos. Por isso tornou-se necessário Jesus vir e morrer em nosso lugar, para que a ira de Deus fosse descarregada sobre o Filho de Deus, e assim ser possível ter acesso ao Pai (1 Jo 2.2).

Conclusão

Sabemos que Deus é uno e trino, isso não é contraditório a lógica, a grande questão é como explicar. Uma contradição é insustentável, e não se sustenta por muito tempo. A doutrina da Trindade por tratar de uma verdade revelada nas Sagradas Escrituras, passa para o campo do supra racional. Reflita consigo mesmo, nós seres humanos, mal nos conhecemos, quem dirá em conhecer o Criador em sua totalidade, somos limitados para compreender um Deus ilimitado.

Deus abençoe. 
Graça e paz.

Referencias Bibliográficas:
[1] GONÇALVES. Flávio Souza, Evangelho segundo as Escrituras, A Bíblia e a Trindade, https://evangelhosegundoasescrituras.blogspot.com/2017/10/trindadeeabiblia.html
[2] Inteligencia Humilhada, Jonas Madureira, Pág. 177, Edições Vida Nova, 2018.
[3] CHESTER, Tim, Conhecendo o Deus trino,  Editora Fiel.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários