Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » Cristo, o nosso descanso
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Vivemos dias difíceis, onde encontrarmos várias pessoas convencidas pela sua religião, pois estão preocupadas em preencher o seu ego e não em conhecer o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Muitos grupos que dizem ser a verdadeira religião, só escravizam seus ouvintes, este é o caso das seitas e dos grupos pseudos-cristãos. Mas Deus não está preso a regras legalistas de grupos religiosos, Ele é infinito portanto, é impossível a mente humana compreende-lO em totalidade. O Deus que criou tudo e todos, vai além de preceitos de homens, não foi à toa que Ele nos deixou a Sua Palavra para nela meditarmos e O conhecermos.

Se você está ligado a algum desses grupos, saiba que Cristo é o nosso descanso, só nele encontramos a liberdade, pois a Bíblia diz: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (Jo 8:36). Só Cristo pode nos libertar, Ele foi o único que venceu o mundo, e somente estando nEle venceremos o pecado por intermédio da Graça (Cf. Jo 16.33;1 Jo 5.4).

Jesus Cristo chama todos os que estão cansados e oprimidos, porque somente Ele pode dá o alívio:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Mateus 11:28-30

Mas você pode se perguntar, cansado do que? Jesus utiliza uma ilustração para mostrar como um cristão pode encontrar descanso em suas aflições: ele aponta para a canga dos bois, uma trave de madeira robusta, que quase sempre ocupava por dois animais, colocada lado a lado, presos pelo pescoço e ligados ao arado ou carro que deveriam puxar.

Jesus considerou sua cruz (canga), útil e boa (no original grego chrestos). Algumas versões usam a palavra: "suave". O fardo é frequentemente sobrecarregado por certas observâncias acrescentadas (Principalmente pelos fariseus). O "jugo da Lei" é metáfora corrente entre os rabinos (Cf. Sl 3.9; Lm 3.27; Jr 2.20; 5,5; Is 14.25). Jesus considerou seu "fardo" leve, não pesado ou difícil de transportar até seu destino.

Para alcançar o pleno descanso, devemos ocupar nosso lugar ao lado de Jesus e partilhar da sua canga; que não era um instrumento de tormento para os animais, mas um meio útil e cômodo de levar mais carga com menos esforço, evitando os sofrimentos das antigas cordas amarradas pelo corpo, Jesus quer partilhar sua força conosco. Além disso, bondade, paciência, mansidão, humildade são qualidades que nos possibilitam trabalhar e descansar com fé no amor e na soberania do SENHOR. Uma pessoa assim será querida e amável, e isso a ajudará a vencer muitos problemas e descansar diariamente em paz.

Embora a Lei tivesse sido dada por Deus como uma ajuda a seu povo, as tradições orais dos escribas e fariseus iam bem além das exigências e se tornaram uma carga pesada. Quando a Lei foi entendida como meio de salvação tornou-se um "jugo de escravidão" (GI 5.1). Por contraste, o jugo de Jesus, conquanto exigente, é "suave" porque vem daquele que é "manso e humilde de coração" e pode assegurar verdadeiro descanso para a alma. Portando, estar em Cristo supera todas as exigências criadas por homens, mas precisamos descansar nEle e meditar nas Sagradas Escrituras que falam do nosso Senhor e salvador.

Pense nisso.

Graça e paz.
Deus abençoe.

Bíblias Utilizadas:
Bíblia King James Atualizada (KJA)
Bíblia de Jerusalém
Bíblia de Genebra

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários