Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » A Bíblia proíbe o julgamento?
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

O que tenho visto no meio cristão é vergonhoso. Tem muita coisa errada, principalmente quando alguém expõe uma verdade sobre o cristianismo. Sempre aparece um bobão com o famoso: "não julgueis", está na hora de desconstruir esse falso conceito, e expor o que a Bíblia diz sobre o tema. 

O texto usado erroneamente como fundamento é Mateus 7.1, que diz:

Não julgueis, para que não sejais julgados.

Como bem diz uma frase popular nos seminários, "texto sem contexto se torna pretexto para heresia". Se nos omitimos de julgarmos corretamente, o que a Bíblia manda que façamos, cometeremos dois pecados, são eles, omissão e comissão.

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Tiago 4.17

Se nos omitimos do papel de defender a fé, isto é, julgar e condenar o falso ensino que fere os princípios da Palavra de Deus, mais pessoas sem conhecimento caem no engano. E se deixamos um falso ensino se espalhar, as pessoas poderão ter sua fé gravemente abalada.

Todo cristão deve conhecer a sua fé, que cristianismo é esse onde os que dizem crer na Bíblia não conhecem os fundamentos de sua crença? Para exercermos uma profissão, seja ela qual for, é necessário conhecer com o que estamos lidando, isso também se aplica ao cristianismo. Como iremos combater os falsos ensinos se não conhecermos as doutrinas cristãs? Precisamos voltar a estudar a Palavra de Deus, deixar o preconceito com o estudo teológico, e nos unirmos para combater as heresias. Se ignorarmos a ortodoxia, pecamos por omissão e comissão, quem se omite, está sendo a favor das heresias.

Mateus 7 e seu contexto

Quando Jesus fala para não julgar, ele se dirige a judeus que se achavam santos o suficiente para se considerarem melhores que os outros povos. Se não fosse permitido julgar, todos nós estamos condenados. Porque o ser humano julga no seu inconsciente, não tem como escapar. O ensinamento de Jesus era, precisamos olhar para nossa vida e saber se estamos retos o suficiente para medir as atitudes dos outros (Mt 7.5). Uma coisa é julgar atitudes, outra coisa é julgar a aparência, coisa que a Bíblia condena (Jo 7.24). 


O julgamento que a Bíblia nos permite e manda que façamos é o das atitudes. Se queremos corrigir alguém que está no erro, precisamos primeiramente ser exemplo de conduta. Não podemos ser hipócritas, viva o que você prega. O que Jesus era com os discípulos, também era com a multidão, ele dava o exemplo, por isso ensinava com autoridade (Cf. Mt 7.29).

A Bíblia manda julgar

Não julgueis pela aparência, mas julgai segundo o reto juízo
João 7.24

Devemos julgar com amor, não mate com seu julgamento, e sim de vida, mostrando que sempre há uma segunda chance para recomeçar, pois todos nós somos falhos. Se for preciso corrigir, deve ser feito para o bem e não para a destruição. Jesus veio para restaurar a vida dos pecadores e nos amou com um amor incondicional, por isso a nossa marca deve ser o amor.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários