Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » Uma refutação bíblica ao falso ensino da cura interior
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Devido a teologia neopentecostal ter ganhado influência na maioria das igrejas históricas, por causa da ignorância dos líderes com o ensino da Palavra, a famosa heresia chamada cura interior, também conhecida como cura das memórias ou cura para traumas emocionais, ganhou ampla aceitação entre os cristãos. Mas estranhamente esta prática "evangélica" tem uma intima ligação com o ocultismo.

Seus expositores, questionando a suficiência da expiação do Calvário para a cura de traumas e feridas emocionais, buscam pretensiosamente "completar" a obra de Cristo com técnicas psicológicas e até ocultistas, e isso é algo contrário a Palavra de Deus.

1. Definição

Cura interior (psicoterapia), também chamada restauração da personalidade e restauração da alma, é um movimento neopentecostal moderno que visa a descoberta e o tratamento de problemas emocionais, como medo, complexos (de inferioridade, rejeição etc.), baixa auto-estima no intuito de que as pessoas sejam tratadas no espírito, na alma e no corpo, com ênfase na cura da alma. Coisas do passado que foram causa de sentimentos ou pensamentos negativos devem ser tratadas desde a raiz, segundo os teóricos da cura interior. A cura interior dá-se a partir de conhecimentos na área de psicologia, com aplicações de passagens bíblicas respectivas, oração, dentre outras coisas. É um termo muito usado atualmente, principalmente nas igrejas que aderiram ao G12 ou em outras simpatizantes com essa nova crença. [1]

2. Uma realidade incontestável

De fato, as feridas internas são uma realidade incontestável, sendo manifestada por mágoas, ressentimentos, dores e tristezas, mas nosso Senhor Jesus deixou claro, só seremos curados a partir do momento que houver perdão (Mt 18.33-34). Por ocasião da aceitação desses falsos ensinos nas igrejas pentecostais, encontramos denominações históricas que repudiavam o G12 em sua confissão de fé, hoje realizando palestras de cura interior, encontro com Deus e outros absurdos que vão de confronto com as Sagradas Escrituras.


Muitos estão sendo enganados por essas falsas doutrinas, mas quando conhecemos a Bíblia com profundidade, vemos que nesses movimentos sempre tem aquele "jeitinho do homem completar a obra", através de alguns rituais 'padronizados'. Mas quando conhecemos o verdadeiro evangelho, reconhecemos a suficiência de Cristo. E essas doutrinas estranhas, vivem convergindo muito na pessoa do homem, dizendo que se fazer um determinado ritual, renunciar as maldições faladas (confissão positiva), e seguir toda aquela metodologia regrada, ele se livrará de determinado problema. Veja o quanto o eu é colocado em evidência, aonde está a Graça de Deus nesses rituais humanistas? Sempre que falam da Graça de Deus, ela é colocada como algo secundário, pois o que vale é se fizermos o que determinado rito determina.

3. Regressão psicológica 

Muitos líderes de igreja deturpando a verdade revelada na Palavra de Deus, caíram no discurso de que somente pregar a Jesus Cristo não basta, para eles se tornou algo ultrapassado. Ao invés de anunciarem a simplicidade do evangelho, ficam induzindo o povo ao que chamamos de regressão psicológica, e assim negam que o poder de Cristo é capaz de curar os crentes de seus traumas psicológicos. A regressão psicológica praticada em seminários de cura interior e encontros com Deus, vem sendo colocada como um "recurso substitutivo" além do poder de Jesus. A Bíblia, contudo, ensina que Jesus veio para "curar os quebrantados de coração" (Lc 4.18) e, ainda, a "consolar os tristes" (Is 61.2).

O modo de atuação da regressão psicológica descrita nos manuais de encontro do G12 não é nada ortodoxo. O método funciona com música sugestiva e luzes apagadas. A ordem é para os participantes visualizarem a fecundação, a formação no útero materno, depois a infância e adolescência até o momento do evento. Os participantes são instruídos a visualizar cada fase e lembrar cada momento difícil e traumatizante. Neste instante, os líderes pedem que visualizem Cristo com cada um deles, para liberar perdão às pessoas envolvidas e até ao próprio Deus. [2] Usar a regressão psicológica achando que ela é um método de libertação é um engano, pois o perdão bíblico vem através de Cristo Jesus, quando nos voltamos verdadeiramente a Deus. 

4. A suficiência de Cristo

Quando reconhecemos a suficiência de Cristo e a simplicidade do evangelho, deixamos todas essas baboseiras de lado, pois nossa libertação foi conquistada na cruz e não em métodos criados por falsas interpretações da Bíblia. Lembre-se da palavra do nosso Senhor "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8.36). Todos os que estão em Cristo são novas criaturas e tudo se fez novo (2 Co 5.17), não existe necessidade de quebra de maldições, renunciar maldições faladas, cura interior e outras besteiras, Jesus na cruz levou sobre si todas nossas maldições, portanto não devemos dar ouvidos a essas heresias que diminuem o poder de Deus.

Pense nisso.

Graça e paz.
Deus abençoe.

Referencias Bibliográficas:
[1] D. Daniel, Bereianos | Apologética e Teologia reformada, Refutação bíblica da heresia chamada de cura interior, https://bereianos.blogspot.com/2012/09/refutacao-biblica-da-heresia-chamada-de.html.
[2] DANIEL, Silas. Lições Bíblicas Heresias e modismos, 2006, CPAD.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários