Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » A que obras maiores Jesus se referiu em João 14.12?
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

O que a Bíblia quer dizer quando Jesus afirma que faremos obras maiores? Um equivoco muito comum, é associar as palavras do nosso Mestre a certas práticas que não possuem um embasamento bíblico, na tentativa de fundamentar experiências e até supostas "novas revelações", que excluem o Sola Scriptura.

O primeiro ponto que é necessário esclarecer, não se trata de uma crença no cessacionismo, até porque creio atualidade dos dons, a questão central que devemos indagar o texto é, a que obras Jesus estava se referindo? Um dos pontos que precisam ser avaliados para descobrir este detalhe é o contexto em que a passagem está inserida, pois este é um fator de grande importância para uma interpretação fidedigna.

Lendo o contexto onde este versículo se encontra, Jesus não está falando que o vamos superar-lo em milagres, pois quem pode operar o milagre da salvação de um pecador arrependido? A salvação é a maior dadiva que um pecador pode receber de Deus, uma enfermidade é curada, mas não nos livra da morte e do pecado, e a obra de Cristo porém nos da a vida eterna.

Então o que são essas obras maiores? As obras maiores são em extensão, e não em qualidade, isso é notável pelo contexto e também pela palavra grega usada μειζων/meizon, que segundo o dicionário Strong significa: Maior que, mais largo que, mais velho que, mais forte que.

Fazer obras maiores, refere-se ao Ide, a expansão do Reino de Deus no mundo (Cf. Mt 11.2,20;  Lc 19.37; Jo 9.4;10.25, 38;14.11; 15.24), a maior obra Cristo já fez, morreu no nosso lugar, ele pagou nossa divida e foi nosso substituto na cruz (Cf. Jo 12.32; 1 Jo 2.1-2). Jesus ao subir aos céus nos prometeu que enviaria o Consolador, ou como diz na Nova versão transformadora (NVT), o Encorajador (Cf. Jo 14.16), é Ele que habita em nós, e através dEle, Cristo é gerado em nosso caráter, e desta forma somos usados para fazer obras maiores, dando continuidade a mensagem da cruz neste mundo.

Graça e paz
Deus abençoe

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários