Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » » Casamento de uma perspectiva bíblica
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

O QUE É CASAMENTO?

Antes de abrir o leque sobre casamento temos que entender o que significa de fato o casamento de forma correta, pois muitos se casam e logo depois se separam, não entendendo assim o que é e o que representa a união de dois seres humanos diante de Deus e diante dos homens. A primeira instituição criada por Deus não foi a igreja, mas foi a família! Sim, isso mesmo que você está lendo, podemos ver isso nos primeiros capítulos de Gênesis. Sendo assim tenho alguns itens que fazem do casamento algo de Deus ou da vontade humana.

1. CASAMENTO HETEROSSEXUAL (HOMEM E MULHER)

• Deus criou o homem e depois criou a mulher e ambos se tornaram uma só carne(Gênesis 2:24). Nisto vemos a família tradicional (homem, mulher e filhos) essa é de grande valor diante de Deus.

2. CASAMENTO MONOGÂMICO

• O apóstolo Paulo advertiu Timóteo que os que exercerem o episcopado (pastorado) fossem maridos de uma só mulher.(1 Timóteo 3:2). Isso é abrangente e todos nós cristão pensamos assim, Deus fez a mulher para o homem e o homem para a mulher e ambos vivem para Glória de Deus e mais ninguém entra nesse relacionamento. Deus, homem e a mulher. Existem religiões que as pessoas tem vários cônjuges. Isso não é permitido na dispensação da Graça. Algumas passagens do Antigo Testamento relatam que existiam homens que tinha mais de uma mulher, porém deve se analisar o contexto cultural da época e da religião judia que estava vigente.

Esses dois itens são de suma importância para o entendimento do que é casamento. Os relacionamentos hoje acabam com muita facilidade, inclusive entre os jovens. Irei citar agora algumas coisas que faz o casamento se desgastar e não dar certo. Dúvidas até aqui?

1º ERRO - QUERER SER FELIZ

• No casamento temos que entender que não casamos para sermos felizes, nós fazemos o outro feliz! Assim sendo nenhum dos dois terá que se preocupar com esse assunto de felicidade.

2º ERRO – QUERER MUDAR O OUTRO

• Um dos maiores erros vistos hoje é que as pessoas querem mudar seus cônjuges com suas próprias convicções. Temos que entender que quem muda as pessoas é Deus. Antes de tudo você se casou ou vai se casar com uma pessoa cheia de defeitos e erros assim como você. Essa ideia de arrumar a pessoa perfeita só acontece nos filmes de Hollywood. Temos que aprender a conviver e a amar até mesmo os defeitos do nosso cônjuge.

3º ERRO – INSUBMISSÃO E NEGLIGÊNCIA

O Apóstolo Paulo nos fala em Efésios 5:23-33 resumidamente que a mulher deve ser submissa ao seu marido como ela é submissa a Deus e o homem deve amar a esposa como Cristo amou a igreja. Muitos não entendem a submissão, pois associam ao machismo, mas a submissão que a Bíblia fala é uma submissão em amor. Ser submissa não é deixar o marido pisar na mulher, mas ser sua ajudadora idônea (Gênesis 2.18), ou seja, ser a auxiliadora do seu esposo. Assim como tem pessoas que não entendem que o homem deve amar sua esposa incondicionalmente ao ponto de dar sua vida por ela. Talvez por isso muitos negligenciam estas verdades.

• No relacionamento o homem representa o SENHOR e a mulher representa a IGREJA.

• Deus queria abraçar, elogiar, cuidar da sua igreja e quando o homem abraça, elogia, cuida de sua esposa é como se Deus estivesse fazendo isso, pois o homem é a representatividade do própria Deus. Assim como a IGREJA ama a Deus e tem prazer em sua companhia, assim a mulher deve também ter essa alegria e prazer em estar com seu marido. Isso é lindo!

Acredito que com esses 3 equívocos cometidos por muitos casais já conseguimos entender o porquê de muitos divórcios acontecerem, inclusive no meio cristão. Entraremos agora em um tópico um quanto polêmicos

NOVO CASAMENTO E TRAIÇÃO

• Se você está casado permaneça casado! Não sou adepto do divórcio. Segundo as escrituras sagradas em Mateus 19:7,8,9 Jesus diz que no princípio não era assim, Moisés deu carta de divórcio por causa da dureza do coração de seu povo. O mesmo Jesus diz que não se deve repudiar o casamento, exceto por imoralidade sexual. O apóstolo Paulo em 1 coríntios 13:8 diz que o amor nunca perece, então como se deve resolver o problema de uma traição? Eu diria que o melhor caminho é o perdão!

• Muitos dizem que não amam mais e querem se separar. Impossível! O AMOR NUNCA PERECE.  Infelizmente você decidiu em seu coração não amar, o amor está aí dentro de você basta colocar o orgulho de lado e liberar o perdão

• Tem alguns casos específicos, como o da esposa que apanha do seu marido. Essa mulher deve imediatamente procurar uma delegacia e prestar queixa e vice versa. Homens nesse quesito são vergonhosos, pois muitos não falam abertamente que são vítimas de suas esposas.

ALGUNS CONSELHOS

• Você que ainda não casou, observe como seu namorado(a), noivo(a) trata os pais. Se ele for uma pessoa má para seus pais não custará para ser com você.

• Você que está casado(a), renove as forças de seu casamento. Viaje, curta seu relacionamento, seus filhos. Ame como se não tivesse amanhã e dê valor as pequenas coisas, pois assim as coisas se tornarão melhores para ambos.

• Procure ter um relacionamento pautado pela bíblia. A palavra de Deus é o nosso norte, assim sendo vocês não vão se perder. Espero com esse pequeno estudo ter ajudado você caro leitor Deus em Cristo lhe abençoe.

Autor: Pastor Luan Malheiros

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

2 comentários

  1. Excelente estudo. Obrigado por dividir seu conhecimento comigo. Por ser uma instituição divina, um projeto de Deus, para que ele se mantenha na contramão dos relacionamentos de hoje, é necessário Deus estar presente neste projeto. Isso dá-se através da presença do espírito santo, nos instruindo e guianda por suas sagradas escrituras. Tive uma experiência pessoal em meu casamento, onde o espírito santo falou e fala cmg até hoje (quando vem as adversidades), Ele me lembra que meu compromisso é acima de tudo com Deus, e depois com meu cônjuge. Se isso não for suficiente para manter meu relacionamento, nada mais será. Deus continue abençoando seu ministério. Graça e paz.

    ResponderExcluir