Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » Os Propósitos de Deus
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Com a facilidade a tecnologia, tornou-se comum usar as mídias sociais para pregar o evangelho, com o propósito da expansão do reino de Deus. Tudo isso é muito bom, mas tristemente pessoas sem preparo, acham que sua intenção de falar do amor de Deus sem estudar a Bíblia é suficiente. É da vontade de Deus que todos os homens cheguem ao conhecimento da verdade (1 Tm 2.4) e que todos se arrependam (2 Pe 3.9), mas precisamos estar capacitados manuseando bem a Palavra da verdade (2 Tm 2.15).

Existem várias maneiras de evangelizarmos além das pregações, temos a música por exemplo, mas a falta de preparo bíblico dos compositores faz com que suas canções descrevam um deus que implora pelo homem. E por ocasião desses falsos louvores de adoração, até as pregações estão sendo afetadas. Por exemplo, é comum encontrarmos pregações e músicas com as seguintes frases "os sonhos de Deus", "É só determinar", "Creia e você vai conseguir", etc. Isso não quer dizer que a pregação pode ser descartada, a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17).

O erro da primeira frase está no seguinte aspecto, dizer que Deus tem sonhos, é esvazia-lO de Sua soberania, e também não existe na Bíblia nenhum versículo que afirma isso. Muitos afirmam que é um antropomorfismo, assim como dizer que Deus se arrependeu. Mas devemos compreender que quando a Bíblia fala nessa linguagem é devido a nossa limitação em descrever um Deus que ultrapassa nossa imaginação.

A afirmação "sonhos de Deus", mesmo com o antropomorfismo esvazia Deus de Sua Soberania, pois a palavra sonho tem o significado de ideias disparatadas, sem coerência, imaginação sem lógica, devaneio, planejamento sem nexo, vontade absurda, fantasia. Enquanto que planos de Deus representa conjunto de medidas ou providências a serem tomadas.

Vejam que há uma diferença grande entre as duas palavras e elas estão longe de ser sinônimas, porque são dois extremos. Uma esvazia Deus de sua soberania, outra está em total concordância com o que diz as Sagradas Escrituras. Se afirmamos que Deus tem sonhos, dizemos que os seus propósitos podem ser frustados, coisa que a Bíblia não afirma (Jo 42.2).

A segunda frase, "é só determinar" também é errada por causa do antropocentrismo presente nessa linguagem, como se as palavras de uma criatura caída tivesse algum poder. Lembre-se da oração do Pai nosso, lá nosso Senhor Jesus disse que a oração modelo é, seja feita a Tua vontade, não é a nossa.

A ultima se trata de um versículo muito mal interpretado em João 14.12-13, muitos dizem que se pedirmos qualquer coisa em nome de Jesus ele fará para que o nome do Pai seja glorificado. Mas quando entendemos o propósito de Deus e sua soberania, sabemos que é tudo o que pedirmos conforme a Sua vontade (Tg 4.3). Deus não vai nos dar nada, se o que pedirmos não estiver conforme a Sua vontade, somos seus servos e Ele o Senhor, não o inverso. 

Portanto aquilo que Deus projetou para nossa vida vai acontecer e não o que planejamos, podemos até tentar mas vai ser como dar murro em ponta de faca. Pois, o que Ele fez para nossa vida, é bom, perfeito e agradável, e ultrapassa nossa compreensão.

Pense nisso.

Graça e paz.
Deus abençoe.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários