Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » O Bom Samaritano
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Certo dia um perito da Lei queria por Jesus a prova, perguntando-lhe como faria para herdar a vida eterna, e Jesus responde com a seguinte pergunta: "O que está escrito na Lei? Como entendes? (Lc 10.26)". Na resposta o advogado da lei cita duas passagens presentes na Torá, Deuteronômio 6.5 e Levítico 18.5, e Jesus responde: "Respondeste bem, faze isto e viveras". Vale Lembrar que Jesus não ensinou uma salvação por meio das obras, mas que o amor expressa a fé e devoção verdadeiras ao Senhor.

O perito da lei vendo que sua tentativa desmoralizar Jesus foi frustada, procurou demonstrar o valor da sua questão, perguntando quem era o seu próximo. Pois, para os judeus quando se tratava do próximo, eles se limitavam muito a Israel, e para ensina-lo, Jesus começa a contar a parábola do bom samaritano.

Nesta história Jesus obriga os ouvintes a se identificarem como um mercador solitário, ou samaritano. Utilizando-se de dois personagens religiosos na parábola, um era sacerdote, para este existia um certo rigor, com os levitas nem tanto, pois eles auxiliavam no templo. Ambos passaram pelo mesmo lugar e ao ver aquele homem quase morto desviaram por outro caminho. Tomaram essa atitude pelo seguinte fato, o sacerdote se tornaria impuro caso tocasse em um morto, o tornando inapto de servir no templo. O levita da mesma forma, porque era consagrado para servir no templo. Mas ambos ao verem o homem ferido, preferiram passar por outro caminho porque não estavam dispostos a arriscar sua pureza ritual para socorrer uma pessoa ferida.

Ao contar que um samaritano socorreu o ferido, causou uma reviravolta nos ouvintes, pois judeus e samaritanos se odiavam (Cf. Lc 9.52-53; 17.16; Jo 4.4-42), com isso Jesus tocou diretamente na ferida do patriotismo judaico. E embora o doutor da Lei, tenha relutado para não admitir que o próximo do homem ferido era o samaritano, Jesus o deixou sem saída (Lc 10.29).

Isso nos ensina que ter uma religião nos faz melhores do que ninguém, enquanto na parábola o sacerdote e o levita negligenciaram o socorro a uma pessoa ferida, um samaritano que era tão desprezado pelos judeus, faz questão de ajudar. Não sejamos religiosos, que colocam a religião acima do amor ao próximo, devemos sim cuidar das pessoas, pois é através do nosso testemunho que elas irão conhecer mais a Deus e não pregando um falso moralismo judaico-cristão.

Pense nisso.

Graça e paz.
Deus abençoe.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga