Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » Características de um cristão verdadeiro
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Por causa do evangelho moderno, muitas pessoas desenvolveram ideias erradas do que é ser um cristão segundo a Bíblia. Isso ocorre devido aos absurdos de teologias que distorcem a Palavra de Deus, até podemos encontrar pessoas que simpatizem, mas se recusam a professar a fé cristã por causa das experiencias ruins que tiveram no passado.

O que é então ser cristão segundo a Bíblia? Em Atos 11.26 encontramos uma referência sobre o assunto, diz o texto que Barnabé levou Saulo para a Antioquia, e ali se reuniu com aquela igreja durante um ano ensinando. Com o ensinamento da Palavra de Deus, muitos foram se tornando discípulos de Jesus, e pela primeira vez foram chamados de cristãos. O historiador Lucas especialmente menciona este fato porque “cristão” 'viera a ser um termo familiar em certas áreas na ocasião em que escreveu. Já nos inícios do século II, o nome é atestado em Roma, na Ásia Menor, e em Antioquia. A terminação da palavra (Christianos) indica que é uma palavra latina, tal qual “herodiano”, e que se refere aos seguidores de Jesus Cristo.[1]


A palavra "cristão" ocorre três vezes no Novo Testamento: aqui, em 26.28 e em 1 Pe 4.16. Significa uma pessoa que pertence a Cristo ou é seguidor dele. O termo pode ter se originado na igreja, ou pode, em princípio, ter sido um termo depreciativo usado pelos de fora. No Novo Testamento, os cristãos nunca se chamam a si mesmos por este nome; tampouco é provável que o nome cristão lhes tenha sido atribuído pelos judeus. Portanto, deve ter partido de outros da cidade, e é testemunho de a igreja haver forçado sua presença, como grupo de pessoas com identidade própria que lhes chamava a atenção. [2]

Ou seja, ser cristão não é frequentar uma igreja ou carregar uma Bíblia embaixo do braço, ser cristão é seguir os ensinamentos de Jesus. Note que os discípulos na igreja de Antioquia foram chamados de cristãos, e em nenhum momento eles ousaram se intitular. O termo cristão que fora dado pelos de fora, provavelmente para escarnecer e desmerecê-los, trazendo isso para os nossos dias é semelhante a "partidários do rei da Judeia que foi executado". Era comum naquela época os habitantes de Antioquia zombarem das pessoas, mas no século 2 d.C., os seguidores de Jesus aceitaram de bom grado o termo cristão.

Portanto, o verdadeiro seguidor de Jesus não está preocupado se ele vai ser chamado de fundamentalista, ultrapassado, fascista e outros termos pregados por progressistas, ele se preocupa em seguir o que diz a Palavra de Deus. Desenvolvendo o fruto do Espírito em sua vida, para que o caráter de Cristo venha ser gerado em nossa vida.

Pense nisso.

Graça e paz.
Deus abençoe.

Bibliografia:

[1] Atos, Introdução e comentário por Howard Marshall, MA., B.D., PhD. Catedrático em Exegese do Novo Testamento, Universidade de Aberdeen, Escócia, SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA e ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO CRISTÃO, Pág 193.
[2] Williams, David J., Novo Comentário Bíblico Contemporâneo Atos, Editora Vida, Pág. 213.S

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários