Menu

ad text top

Devocional

Cute

My Place

Videos

» » Hipocrisia, o falso fermento dos fariseus
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Por Flávio G. Souza

Infelizmente o que temos visto hoje nas nossas igrejas tem sido uma grande vergonha, isso por parte da maioria dos que se dizem cristãos.

Como queremos dizer que somos cristãos se agimos de uma forma na igreja e em casa nos tornamos outra pessoa? Nosso Senhor Jesus se posicionou fortemente contra essa atitude, ele veio como homem para nos dar o exemplo, sujeito as mesmas limitações, porém sem pecado (Fp 2.6).

Isso ocorre porque não há uma conversão nas pessoas que frequentam os cultos, pois tiveram experiencias emocionais. Então como dizer que houve uma conversão se não tem mudança? De nada adianta ter o nome registrado como membro de uma determinada igreja, se não houver uma conversão genuína. Quem pensa que fazer parte da membresia de uma igreja é sinônimo de salvação, está perdendo tempo e fazendo do templo só mais um local de encontro de amigos. O reino de Deus esta entre nós quando vivemos em unidade (Lc 17.21), coisa que tem faltado entre os crentes modernos.

Pessoas que vivem uma religiosidade vazia são semelhantes aos fariseus, eles amavam ter seguidores, falavam bonito, mas por dentro eram mortos e não possuíam vida com Deus. De igual modo, vemos o mesmo se repetindo, muitos sem vida com Deus, pregam bonito, cantam bem, dão aula em suas igrejas, porém não são conhecidos pelo nosso Senhor Jesus, e para estes será dito naquele grande dia:

E então lhes direi abertamente: NUNCA VOS CONHECI; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Mateus 7.23

Pode ter aparência de servo, mas é Deus quem sonda nossos corações (Sl 139.23), pessoas assim são semelhantes a sepulcros caiados, que podem ter até imagem, mas o seu interior não tem vida. De semelhante modo, Jesus advertiu os mestres da Lei, Fariseus e Escribas contra a hipocrisia (Mt 23.27).

Jesus foi radicalmente contra a falsa religiosidade da elite religiosa, pois eram extremamente legalistas e colocavam um fardo que nem eles suportavam sobre as pessoas. Não praticavam o amor ao próximo, porque se utilizavam da religião para preencher um vazio que só Deus pode preencher por intermédio da Graça (Ef 2.1).

Como Jesus ensinava com autoridade, começou a incomodar a elite religiosa da época, porque vivia o que pregava, assim atraia cada vez mais seguidores pelo exemplo de conduta dele, que não era igual a dos escribas e fariseus. Por estar incomodando, foi perseguido e tentado por seus opositores. E hoje não tem sido diferente, se pregamos a verdade quem está no engano nos ataca injustamente. Anunciar a verdade, pregar que é necessário matar nossa carne todos os dias, olhando para Cristo como referência, incomoda os incautos (At 7.51). Quem experimentou o novo nascimento sabe que a Graça de Deus é suficiente para todos nós (2 Co 12.9).

De nada adiantará tentar se justificar diante de Deus por nossas obras de caridade, pois são como trapos imundos perante o Todo Poderoso (Is 64.6), somos salvos por causa da Graça. A salvação não esta presa a denominações, ela esta em Cristo Jesus por meio da Graça que atua em nossos corações (Tt 2.11). Não vem das obras para que ninguém se glorie, com isso todos estão na mesma condição, não existe ninguém melhor ou pior (Ef 2.8-9; Rm 11.32). Quando temos uma vida de oração e leitura da Palavra, evidenciaremos a obra que o Espirito Santo começou dentro de nós, que são manifestas pelas seguintes características: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio (Gl 5.22-23).

Mas quando somos religiosos, vivemos apenas de aparência, praticando as obras da carne manifestas pela imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, inveja, bebedeiras, festanças desregradas e pecados semelhantes (Gl 5.19-21).

Formos chamados para dar frutos, não podemos negligenciar isso, pois se não houver um novo nascimento não entraremos no reino de Deus (Jo 3.5). Por isso existe a necessidade de sermos verdadeiros cristãos, o que é chamado no Senhor tem de dar frutos, pois foi com esse propósito que Deus nos escolheu (Jo 15.16).

Hipocrisia, uma atitude desprezível

Jesus usou a figura do fermento em Lucas 12.1-3 para denunciar a hipocrisia dos fariseus, e ensinou que quem vive de aparência terá seus pensamentos revelados diante de Deus, onde todos serão julgados. Agir de forma dissimulada acaba afetando todo o povo de Deus, portanto não podemos ser hipócritas pregando uma coisa e vivendo outra.

Mas o verdadeiro crente em Jesus, mostra sua boa conduta com um caráter moral alto ao tentar viver as Escrituras. Isso não quer dizer que seremos infalíveis, pois também somos seres humanos, a diferença é que não erramos de forma deliberada. Muitos de nós erramos feio quando vemos um irmão nosso ferido e não procuramos ajudar, não podemos deixar os necessitados morrerem se não cometemos o pecado de omissão e comissão (Tg 4.17).

Deus nos salvou para levarmos cura ao perdido, estamos aqui para servir aos necessitados e não nos acharmos superiores (Mt 20.26-28). Se não tivermos o fruto do Espirito sendo gerado em nossa vida, precisaremos reavaliar nossa conduta como cristãos para termos a certeza da salvação, pois dizer que foi salvo por Cristo e não frutificar, é sinal de que tem algum problema conosco.

Pense nisso.

Graça e paz.
Deus abençoe.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentários